Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/20044

TítuloInformação geográfica voluntária de suporte às operações de Bombeiros, INEM e Proteção Civil
Autor(es)Vieira, João Carlos Pires
Orientador(es)Rocha, Jorge Gustavo
Data2011
Resumo(s)Numa situação de emergência é imprescindível que a assistência seja efetuada de forma eficaz por parte das entidades que prestam esses serviços, pois isso pode-se traduzir no salvamento de vidas. Para que essa tarefa se torne mais eficaz, essas entidades devem-se basear em mecanismos de routing. Assim, o objetivo deste trabalho passa por disponibilizar para diferentes tipos de transportes uma rota ótima que os conduza ao local de emergência de uma forma eficiente. Desta forma, são atendidas as necessidades específicas das entidades que prestam serviços de emergência em saúde como Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Proteção Civil. Disponibilizam-se também rotas para tipos de transporte não prioritários. Adicionalmente, para complementar e validar a flexibilidade da proposta apresentada, são calculadas rotas para pessoas que tenham necessidade de se deslocar em cadeira de rodas. Para concretizar os objetivos propostos, teve de ser realizada uma pesquisa prévia acerca das principais dificuldades com que as entidades acima referidas se deparam. Estas passam pela falta de software de routing e, em particular, routing adequado ao tipo de veículos de emergência e pela inexistência de uma base de informação atualizada fora dos grandes centros urbanos. Para colmatar estas dificuldades, fez-se um levantamento das soluções de routing existentes e procuraram-se fontes de dados da rede viária alternativas às soluções comerciais. Com base nos dados provenientes do OpenStreetMap (OSM) e num software open source de routing, foi criada uma plataforma de routing disponível na Web, adequada aos tipos de transporte prioritários mais utilizados pelas entidades prestadoras de serviços de emergência. Cada tipo de transporte apresenta características próprias, com diferentes especificidades e, por isso, foi necessário considerar um conjunto variado de parâmetros que vão influenciar o cálculo das rotas. Uma vez que o routing depende desses parâmetros, neste trabalho propõe-se uma estratégia de catalogação no OSM para atender às necessidades específicas das entidades referidas. Todos estes objetivos foram alcançados e a plataforma está disponível na Internet. Melhorias poderão ser acrescentadas ao sistema, a partir do retorno das várias entidades ligadas à Proteção Civil e emergência médica.
In an emergency situation it is imperative that assistance be carried out effectively, as this can translate into saving lives. To increase the efficiency of this task, the entities that provide such services should be based on routing mechanisms. Thus, the aim of this work is to make a system that provides, for different types of means of transportation, an optimal route that leads to the emergency efficiently. So, the specific needs of entities that provide emergency health services, such as firefighters, the National Institute of Medical Emergency and Civil Protection are met. This system also provides routes for non-priority types of transport. Additionally, to complement and validate the flexibility of the proposed project, this system also calculates routes for people who need to travel in a wheelchair. To achieve these objectives, a previous research about the main difficulties that the above entities have to face was conducted. The research found that the main difficulties these entities face are the lack of routing software, particularly routing for the type of emergency vehicles, and the lack of an updated information database outside of major urban centers. To overcome these difficulties, a search of the existing routing solutions was conducted and non-commercial data sources of the road network were sought after. Based on data from the Open Street Map and on an open source routing software, a routing platform was created and made available on the web, suitable for most types of priority transports used by entities that provide emergency services. Each type of transport has its own characteristics with different specificities and, therefore, it was necessary to consider a wide range of parameters that influence the calculation of routes. Since the routing depends on these parameters, this project proposes a strategy for cataloging in OSM to meet the specific needs of these entities. All these objectives were achieved and the platform is available on the Internet. Improvements can be added to the system, based on the feedback of the various entities of the Civil Protection and Medical Emergency.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biomédica
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20044
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_João_Vieira.pdf4,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis