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https://hdl.handle.net/1822/20044
Título: | Informação geográfica voluntária de suporte às operações de Bombeiros, INEM e Proteção Civil |
Autor(es): | Vieira, João Carlos Pires |
Orientador(es): | Rocha, Jorge Gustavo |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Numa situação de emergência é imprescindível que a assistência seja efetuada de forma
eficaz por parte das entidades que prestam esses serviços, pois isso pode-se traduzir no
salvamento de vidas. Para que essa tarefa se torne mais eficaz, essas entidades devem-se
basear em mecanismos de routing.
Assim, o objetivo deste trabalho passa por disponibilizar para diferentes tipos de
transportes uma rota ótima que os conduza ao local de emergência de uma forma
eficiente. Desta forma, são atendidas as necessidades específicas das entidades que
prestam serviços de emergência em saúde como Bombeiros, Instituto Nacional de
Emergência Médica (INEM) e Proteção Civil. Disponibilizam-se também rotas para
tipos de transporte não prioritários. Adicionalmente, para complementar e validar a
flexibilidade da proposta apresentada, são calculadas rotas para pessoas que tenham
necessidade de se deslocar em cadeira de rodas.
Para concretizar os objetivos propostos, teve de ser realizada uma pesquisa
prévia acerca das principais dificuldades com que as entidades acima referidas se
deparam. Estas passam pela falta de software de routing e, em particular, routing
adequado ao tipo de veículos de emergência e pela inexistência de uma base de
informação atualizada fora dos grandes centros urbanos.
Para colmatar estas dificuldades, fez-se um levantamento das soluções de
routing existentes e procuraram-se fontes de dados da rede viária alternativas às
soluções comerciais. Com base nos dados provenientes do OpenStreetMap (OSM) e
num software open source de routing, foi criada uma plataforma de routing disponível
na Web, adequada aos tipos de transporte prioritários mais utilizados pelas entidades
prestadoras de serviços de emergência. Cada tipo de transporte apresenta características
próprias, com diferentes especificidades e, por isso, foi necessário considerar um
conjunto variado de parâmetros que vão influenciar o cálculo das rotas. Uma vez que o
routing depende desses parâmetros, neste trabalho propõe-se uma estratégia de
catalogação no OSM para atender às necessidades específicas das entidades referidas.
Todos estes objetivos foram alcançados e a plataforma está disponível na
Internet. Melhorias poderão ser acrescentadas ao sistema, a partir do retorno das várias
entidades ligadas à Proteção Civil e emergência médica. In an emergency situation it is imperative that assistance be carried out effectively, as this can translate into saving lives. To increase the efficiency of this task, the entities that provide such services should be based on routing mechanisms. Thus, the aim of this work is to make a system that provides, for different types of means of transportation, an optimal route that leads to the emergency efficiently. So, the specific needs of entities that provide emergency health services, such as firefighters, the National Institute of Medical Emergency and Civil Protection are met. This system also provides routes for non-priority types of transport. Additionally, to complement and validate the flexibility of the proposed project, this system also calculates routes for people who need to travel in a wheelchair. To achieve these objectives, a previous research about the main difficulties that the above entities have to face was conducted. The research found that the main difficulties these entities face are the lack of routing software, particularly routing for the type of emergency vehicles, and the lack of an updated information database outside of major urban centers. To overcome these difficulties, a search of the existing routing solutions was conducted and non-commercial data sources of the road network were sought after. Based on data from the Open Street Map and on an open source routing software, a routing platform was created and made available on the web, suitable for most types of priority transports used by entities that provide emergency services. Each type of transport has its own characteristics with different specificities and, therefore, it was necessary to consider a wide range of parameters that influence the calculation of routes. Since the routing depends on these parameters, this project proposes a strategy for cataloging in OSM to meet the specific needs of these entities. All these objectives were achieved and the platform is available on the Internet. Improvements can be added to the system, based on the feedback of the various entities of the Civil Protection and Medical Emergency. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Biomédica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20044 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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