Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19596

TítuloCadeias de abastecimento de biomassa : estudo de caso
Autor(es)Nunes, Miguel Filipe da Silva
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Data2012
Resumo(s)O presente estudo centra-se nas cadeias de abastecimento de biomassa. A biomassa tem adquirido uma importância crescente como fonte de energia alternativa renovável. Um dos aspetos mais críticos, associado ao uso da biomassa, está na sua cadeia de abastecimento. De facto, para que a utilização deste tipo de recurso energético se torne viável, é necessário que a sua cadeia de abastecimento, desde a recolha e transporte até à armazenagem e distribuição, se encontre bem estruturada e otimizada. Uma boa estratégia logística é essencial para que todos os elementos da cadeia estejam em total sintonia, de modo a tornar todo o seu funcionamento o mais eficaz possível. O estudo pretendeu cumprir os seguintes objetivos: 1) Estudo e caracterização das cadeias de abastecimento de biomassa, identificando os pontos essenciais e mais críticos das mesmas; 2) Estudo de caso, numa empresa de energias renováveis, descrevendo e analisando todo o sistema logístico desta; 3) Criação de um modelo matemático representativo da cadeia de abastecimento do estudo de caso que permita analisar várias estratégias de abastecimento; 4) Desenvolvimento e implementação de um sistema de apoio à decisão com o modelo matemático definido integrado. Verificou-se que os pontos mais críticos das cadeias de abastecimento de biomassa residem no baixo preço de venda do produto final e nos custos de transporte elevados, na sazonalidade da biomassa, na baixa densidade desse material e no alto teor de humidade aquando do momento de recolha. No estudo de caso analisado, verificou-se que o fator sazonalidade da biomassa não tem uma manifestação tão visível, pois a empresa apenas recorre a dois tipos de fornecedores, serrarias e carpintarias, que produzem serrim (matéria-prima utilizada pela empresa) constantemente ao longo do ano. O modelo matemático e sistema de apoio à decisão desenvolvidos permitiram avaliar o impacto nos custos de diferentes estratégias de abastecimento, nomeadamente em função do tipo de fornecedores adotados e do número de veículos usados.
This study focuses on biomass supply chains. Biomass has acquired a growing importance as a source of renewable alternative energy. One of the most critical aspects associated with the use of biomass, is in its supply chain. In fact, to make it feasible to use this type of energy resource, it is necessary that its supply chain, from collection and transport to storage and distribution, is well structured and optimized. A good logistics strategy is essential for all elements of the chain to be completely synchronized, in order to make the operation as effective as possible. The study aims to achieve the following objectives: 1) Study and characterize biomass supply chains, identifying key and critical points; 2) Case study of a renewable energy company, description and analysis of its logistics system; 3) Creation of a mathematical model representative of the supply chain of the case study that allows the analysis of various sourcing strategies; 4) Development and implementation of a decision support system that integrates the defined mathematical model. The study verified that the most critical points of biomass supply chains reside in the low selling price of the final product and the high transport costs, the seasonality of biomass, the low density of this material and the high moisture content at the time of collection. The analysis of the case study shows that the seasonality factor of biomass is not as visibly clear, because the company only uses two types of suppliers, sawmills and carpentry, which produce sawdust (the raw material used by the company) constantly throughout the year. The mathematical model and decision support system developed allowed to assess the impact on costs of different sourcing strategies, particularly in the type of suppliers adopted and the number of used vehicles.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19596
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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