Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19549

TítuloDificuldades de aprendizagem específicas : um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo
Autor(es)Silva, Marta Isabel Marques da
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveDificuldades de aprendizagem específicas
Modelo de atendimento à diversidade
Vocabulário
Mnemónicas
Estratégia LINCS
Learning disabilities
Model for addressing diversity
Vocabulary
Mnemonics
LINCS strategy
Data2011
Resumo(s)O presente estudo teve como finalidade avaliar o efeito da estratégia LINCS (Ellis, 1992) na aquisição de vocabulário na língua inglesa por alunos com e sem DAE. Nesse sentido, seguiu-se um plano quasi-experimental, com a realização de um Préteste e de um Pós-teste. A amostra utilizada era composta por 26 alunos do 5.º ano de escolaridade de uma escola particular do interior do país. Os dados quantitativos foram alvo de uma análise descritiva e inferencial, tendo sido possível concluir o seguinte: 1) a estratégia LINCS é uma estratégia pouco dispendiosa, motivadora e de fácil aplicação; 2) a estratégia LINCS pode ser ensinada com sucesso na sala de aula inclusiva; 3) o processo de aprendizagem da estratégia LINCS é bastante moroso; 4) os alunos beneficiam da utilização da estratégia; 5) o effect size é de um desvio padrão; 6) não há diferenças significativas ao nível do desempenho entre o género masculino e feminino. A estratégia LINCS mostrou-se eficaz na aprendizagem de vocabulário por alunos sem e com Dificuldades de Aprendizagem Específicas, pois para além de criar fortes elos de ligação à memória suscita nos alunos a motivação e a atenção necessárias a esta tarefa.
The aim of this study was to evaluate the LINCS strategy’s usage effect (Ellis, 1992) in the learning of English vocabulary by non-native students with and without learning disabilities. In this sense, a quasi-experimental plan was devised and followed, with the completion of a pre-test and a post-test. The sample consisted of 26 fifth grade students from a private school in a rural setting. The quantitative data collected was subjected to a descriptive and inferential analysis. It was possible to conclude that: 1) the LINCS strategy is a cost-effective, easy to use, and motivating strategy; 2) the LINCS strategy can be taught successfully in the inclusive classroom; 3) the process of learning the LINCS strategy is significantly time-consuming; 4) students benefited from the use of the strategy; 5) the effect size is equal to one standard deviation; 6) there were no significant differences in performance between genders. The LINCS strategy was effective in vocabulary learning by students with and without Specific Learning Disabilities, since it not only created strong linkages to memory but also raised students’ motivation and attention required to this task.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19549
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Isabel Marques da Silva.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID