Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19432

TítuloAvaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
Autor(es)Espojeira, Sara Amaral
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Data2011
Resumo(s)O presente trabalho insere-se na área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação, no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação, tendo como principal finalidade desenvolver um estudo de avaliação do impacto da certificação obtida por processo RVCC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências) nos CNO (Centros Novas Oportunidades) da comunidade dos concelhos da região do Vale do Ave. O público-alvo desse estudo consistia nos adultos certificados com nível básico de 9.º ano (B3), no ano civil de 2008, pretendendo auferir o impacto da certificação na vida desses adultos nas dimensões profissional e formativa, pessoal e social e, por último, na área de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As metodologias utilizadas foram, sobretudo, de caráter quantitativo, tendo-se optado pelo inquérito por questionário como a técnica de investigação mais adequada neste contexto, desenhando-se, assim, um instrumento de avaliação à medida e de acordo com os objetivos específicos delineados. Os resultados da investigação permitiram concluir que o processo de RVCC tem vindo a causar um efeito positivo em todas as dimensões do estudo e que os adultos envolvidos estão globalmente satisfeitos com a medida, ao ponto de aconselharem pares a realizar um processo semelhante. Na dimensão profissional e formativa, registou-se um aumento da empregabilidade e da motivação para prossecução de estudos e um número relevante de adultos que já havia aumentado o seu grau de habilitações académicas, desde a data de conclusão da certificação. Na dimensão pessoal e social, concluiu-se um aumento relevante da taxa de realização pessoal e da autoconfiança nas tarefas profissionais e do quotidiano, assim como uma melhoria generalizada do autoconceito e da valorização intra-pares. Por último, atendendo aos resultados da dimensão das novas tecnologias, verificou-se um alto número de adultos a revelar ter aprendido a utilizar um computador, assim como uma elevada frequência de uso das diversas ferramentas TIC, nomeadamente internet.
This work is part of the specialization in Educational mediation and Supervision Training, in the sphere of professional master in education, which primary purpose was to develop a study to assess the impact of certifications obtained by RVCC process (Recognition and Validation of Knowledge and Skills) in the New Opportunities Centers of the community of River Ave Valley city councils. The target group for this study were the adults with the basic level of certification (9th grade), in the year of 2008, intending to understand the real impact of that certification in the adults lives, in three dimensions: professional and formative; personal and social; use of Information and Communication Technologies (ICT). The methods used were mainly quantitative and the questionnaire survey was chosen as the most appropriate technique in this context. Therefore, it was drawn a specific one as an assessment tool, according to the objectives outlined. The research results concluded that the RVCC process has been causing a positive effect on all the study dimensions and that the adults involved are broadly satisfied, so they have been counseling friends and colleagues to perform a similar process. In the professional and formative area, there was an increase of employability and motivation to pursue studies, so as a significant number of adults who had already increased their level of academic qualifications, since the certification. In the personal and social areas, it was found a significant increase in the rate of personal fulfillment and self-confidence in professional and daily tasks, as well as a general self-concept improvement and enhancement within pairs. Finally, given the results of ICT area, there was a high number of adults that revealed to learn how to use a computer, as well as an increase in the frequency of use of those tools, including Internet.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19432
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio.pdf1,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID