Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19415
Título: | A mediação subordinada às práticas de educação e formação de adultos: uma intervenção na Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho |
Autor(es): | Ribeiro, Nélia da Assunção Moreira |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente estudo aborda a temática da Mediação Educacional no âmbito dos cursos
de Educação e Formação de Adultos, mais conhecidos por cursos EFA, com especial atenção
para a atuação dos Mediadores EFA, enquanto agentes educativos destes cursos. Estes são
temas que transportam uma estreita relação com processo de aprendizagem, onde os seus
campos de atuação contribuem claramente para o desenvolvimento da sociedade e
emancipação dos indivíduos.
Com o intuito de investigar e contactar de perto com os Mediadores EFA, a
metodologia de investigação levada a cabo neste estudo centrou-se na aplicação de entrevistas
exploratórias a Mediadores EFA. Estas entrevistas procuram recolher informações ao nível
das práticas e desempenho destes agentes, assim como obter as suas opiniões quanto aos
interesses e necessidades formativas.
Os resultados da análise das entrevistas exploratórias permitiram a construção de um
dispositivo de formação destinado a estes agentes. Baseado nos contributos recolhidos, este
dispositivo procurou trabalhar temáticas de interesse apontadas pelos entrevistados, e
resultaram na conjugação de temas, como o processo de comunicação, a escuta ativa, a análise
e a gestão de conflitos.
Este estudo foi desenvolvido através da frequência no Mestrado em Educação, na área
de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, com a realização de
um estágio profissionalizante na Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho. This study addresses the issue of Mediation within the courses of Adult Education and Training, better known as EFA courses, with special attention to the performance of EFA mediators as agents of these educational courses. These are issues that carry a close relationship with the learning process, where fields of activities clearly contribute to the development of society and empowerment of individuals. In order to investigate and contact closely with the Mediators EFA, the methodology of research conducted in this study was focused on the application of exploratory interviews to Mediators EFA. These interviews seek to gather information at the level of practices and performance of these agents, as well as get their opinions as to the interests and training needs. The results of analysis of exploratory interviews mead to the construction of a training device. Based on the contributions collected, this device has sought to work topics of interest mentioned by respondents, and resulted in the combination of subjects as the process of communication, active listening conflict analysis and management. This study was carried out by attending the Master of Education in the area of specialization in Mediation and Supervision of Professional Development as well as with the realization of a training period in the Adult Education Unit of the University of Minho. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19415 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nélia da Assunção Moreira Ribeiro.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |