Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19413

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAfonso, Ana Sofia-
dc.contributor.authorAzevedo, Marília de Fátima Costa-
dc.date.accessioned2012-05-21T15:36:08Z-
dc.date.available2012-05-21T15:36:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19413-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)por
dc.description.abstractTendo em conta as avultadas quantias financeiras que têm vindo a ser empregues no âmbito da formação profissional, ousamos, neste trabalho tentar perceber qual o impacto que as actividades formativas têm nos objectivos de produtividade, desenvolvimento e desempenho na Autarquia onde foi realizado este estágio. Assim, e com o intuito de contribuir para a emergência de práticas de supervisão no âmbito da Formação Profissional, foram implementadas na CMNP técnicas de supervisão que fizessem o acompanhamento e apoio do processo de avaliação da formação que consideramos não ser suficiente para alcançar patamares de sucesso superiores. Com efeito, guiamos a nossa intervenção com vista ao objectivo geral “Implementar práticas de supervisão que permitam o acompanhamento da avaliação enquanto fase crucial do processo formativo” que conseguimos alcançar, uma vez que fomos bem sucedidos nos nossos objectivos específicos: 1) Estimular uma abordagem mais integrada e sistémica dos processos ligados às diferentes fases do ciclo formativo; 2) Acompanhar o desenvolvimento da Grelha C&F; 3) Aumentar o grau de adequação do design de cursos / iniciativas formativas às características e necessidades específicas do posto de trabalho; 4) Potencializar a compreensão dos processos TPT, através do cruzamento de dados quantitativos e qualitativos; 5) Desenhar, implementar e avaliar instrumentos de supervisão que permitam acompanhar a avaliação da formação; 6) Potencializar a adequação dos métodos pedagógicos utilizados na formação ao(s) público(s) – alvo da formação;. Apostamos nestes objectivos para conseguir perceber o processo de Transferência de Aprendizagens para o Posto de Trabalho.por
dc.description.abstractIn view of the large financial s that have been employed within the framework of vocational training, let us dare, in this work, try to understand the impact that training activities have in the productivity, development and performance objectives/goals in the Municipality in which this internship was held. Thus, in order to contribute to the emergence of supervision practices within the framework of vocational training, supervision techniques were implemented in CMNP to monitor and support the training's evaluation process which we deemed insufficient to achieve superior levels of success. Indeed, we guided our intervention with a main objective in sight “ implementing supervision practices that allow the monitoring evaluation as a crucial phase of the training process” , that we have achieved since we were successful in our specific objectives : 1) to encourage a more integrate and systemic process associated with the different stages of training; 2) to monitor the development of the “C&F Grid”; 3) to increase the adequacy level of courses/ training initiatives design to the specific characteristics and needs of the job; 4) to promote understanding of the TPT processes through the intersection of quantitative and qualitative data; 5) to design implement and evaluate supervision tools to monitor the training evaluation; 6) to promote the adequacy of teaching methods employed in training to different audiences. We are committed to achieve these objectives to understand the Learning Transfer process to the workplace.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectSupervisão da formaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectTransferência de aprendizagenspor
dc.subjectVocational trainingpor
dc.subjectTraining supervionpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectLearning transferpor
dc.titleSupervisão da formação : um caminho a percorrer no acompanhamento da avaliaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc377.4por
dc.subject.udc371.26por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_Mestrado.pdf
Acesso restrito!
1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID