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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Maria Custódia Jorge da-
dc.contributor.authorCouto, Fátima Clarisse Vieira-
dc.date.accessioned2012-05-11T13:12:41Z-
dc.date.available2012-05-11T13:12:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19250-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação,Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractDe alguns anos a esta parte tem-se assistido à emergência de várias iniciativas de educação e formação de adultos (por exemplo os processos de RVCC), consideradas como fundamentais na dita sociedade do conhecimento/economia do conhecimento em que vivemos, associadas ao reconhecimento atribuído ao paradigma da aprendizagem/educação/formação ao longo da vida. Com este estudo de caso, cuja área de intervenção/investigação se prende com a avaliação do impacto (da certificação/formação), abrangendo como público-alvo candidatos/adultos certificados a nível escolar através do processo de RVCC assim como entidades/organizações empregadoras que possuam colaboradores/funcionários que tenham frequentado o processo de RVCC, permitimo-nos dizer, tendo em conta os dados aferidos, que a obtenção de um certificado de habilitação escolar, através do processo de RVCC, se reflecte, no percurso de vida dos adultos, de formas diferenciadas. É na esfera pessoal que o processo de RVCC tem um impacto mais significativo, sobretudo, ao nível de realização pessoal e aumento de auto-estima/auto-confiança, em detrimento de outros impactos nas esferas sociais e profissionais. Concluímos, assim, que o processo de RVCC tem um impacto residual no percurso académico e profissional dos adultos. Esta conclusão leva-nos a problematizar as medidas políticas e as incursões académicas que vêem as iniciativas de educação e formação de adultos exclusivamente como factores dinamizadores do trabalho e da economia, pretendendo com elas elaborar estatísticas favoráveis, em detrimento da sua capacidade para propiciar, essencialmente, o desenvolvimento pessoal dos indivíduos que as frequentam.por
dc.description.abstractFrom some years now, we have seen the emergence of several initiatives in education and training of adults (eg. RVCC processes), considered as fundamental in the society knowledge/economy knowledge we live in, associated with the recognition given the paradigm of learning/education/training throughout life. With this study case, whose area of research/intervention relates to the impact assessment (certification/training), including target audience candidate/adults certified at school level through the RVCC process, as well as, employees entities/organizations that have employees/officials who have attended the RVCC process, it allows us to say, taking account of data received the obtaining a certificate of school through the RVCC process, reflects in their life course of adults in different ways. In the personal sphere RVCC process has a more significant impact, especially at the level of personal fulfilment and increase of self-esteem/self-confidence, related with other impacts of social ans professional spheres. We conclude the impact of the RVCC process has an residual impact in the adults professional and academic fields. In conclusion, this leads us to question the policy measures and academic incursions that see education initiatives and training of adults, exclusively, as driving factors of work and economy, I pretend with this to elaborate favourable statistics at the expense of their ability to foster the personal development of individuals that attend them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCertificação de competências : que impacto(s)?por
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc374.7por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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