Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19146
Título: | O papel dos tutores na aprendizagem baseda em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho |
Autor(es): | Alves, Anabela Carvalho Moreira, Francisco Sousa, Rui M. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em projectos Ensino na Engenharia |
Data: | 2007 |
Resumo(s): | Este artigo relata a experiência de acompanhamento tutorial na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares (Project Led Education, PLE), em 4 edições semestrais ao longo de 3 anos lectivos consecutivos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O acompanhamento tutorial foi realizado essencialmente por docentes, das unidades curriculares de apoio directo ao projecto, a grupos de alunos do 1º ano de Engenharia e Gestão Industrial. A existência da figura de tutor, na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares adoptada neste curso, fundamentou-se na necessidade de: (1) estabelecer uma maior proximidade com os respectivos grupos de projecto; (2) monitorizar o andamento dos projectos; (3) identificar problemas organizacionais do grupo; (4) veicular informação relevante ao grupo; e, (5) apoiar a equipa de coordenação PLE na avaliação individual dos membros do grupo. Este artigo inclui uma revisão bibliográfica sobre o papel do tutor na Aprendizagem Baseada em Projectos, apresentado-se uma súmula das diversas visões encontradas. Expõem-se igualmente resultados da avaliação desta experiência de três anos de acompanhamento tutorial e ainda uma análise crítica à luz das várias visões encontradas na revisão bibliográfica. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19146 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CITEPE - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigoPLE_AA_FM_PM_RS_v21a RS+FM+AA.pdf | 214,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |