Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19112

TítuloA influência dos exames nacionais de Física e Química A e respectivos resultados nas práticas de ensino e de avaliação dos professores
Autor(es)Madureira, Maria Manuela Borges de
Orientador(es)Precioso, José
Data2011
Resumo(s)Os exames nacionais na disciplina de Física e Química A (FQA), implementados a partir de 2006, enquadram-se num processo que contribui para a certificação das aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e, paralelamente, constituem instrumentos de regulação das práticas educativas. Neste contexto, surgiu a necessidade de verificar se a existência de exame na disciplina de FQA, e os fracos resultados obtidos pelos alunos, terão condicionado as práticas de ensino e de avaliação dos professores. Para responder a esses problemas, realizou-se a presente investigação constituída por dois estudos, efectuados numa escola secundária: a) um estudo descritivo sobre as classificações obtidas pelos alunos na disciplina de FQA, e que tinha como objectivos: comparar as classificações de exame (CE), por turma, na disciplina de FQA, com as classificações internas de frequência (CIF) e analisar a evolução das CIF, CE e CIF-CE de 2006 a 2009; b) e, outro, com professores de Física e Química, no qual foi utilizado o método das entrevistas semi-dirigidas e que teve como objectivos: Indagar as explicações dos professores para as discrepâncias verificadas entre as CE e as CIF e analisar o impacte que os exames de FQA e respectivos resultados terão tido nas suas práticas de ensino e de avaliação. O primeiro estudo, de monitorização dos resultados obtidos pelos alunos, revelou uma tendência de descida das CIF, de aumento das CE e consequente diminuição das discrepâncias CIF-CE, de 2006 a 2009, e permitiu conhecer o insucesso educativo, traduzido pelas classificações negativas obtidas em exame e pela taxa de reprovação na disciplina de FQA. Os resultados do segundo estudo indicam que os professores dizem ter alterado as suas práticas de ensino e de avaliação com o objectivo de aumentar o sucesso dos seus alunos em exame, orientando as suas práticas em função dos exames e respectivos critérios de avaliação. Apesar dos esforços que os professores dizem fazer para melhorar os resultados dos alunos nos exames, os maus resultados continuam, o que evidencia a necessidade de realizar novos estudos para perceber as causas do insucesso nos exames e de que forma pode ser combatido. O sistema de monitorização do insucesso escolar utilizado nesta tese deve ser adoptado por todas as escolas e alargado a outras disciplinas, pois permite conhecer com rigor o (in)sucesso educativo e reflectir sobre ele para o tentar mitigar.
The Physics and Chemistry (FQA) national exams, implemented in Portugal as of 2006, are part of the process to certify what students learn and which competences they acquire; at the same time, they are instrumental in regulating teaching practices. Therefore, it has become necessary to establish whether the compulsory national FQA exams and the low marks obtained by the students have been conditioning teaching and assessment practices in any way. The aim of the present research is to give an answer to these problems. Two studies were conducted at a secondary school: a) a descriptive study of students’ marks at FQA, aiming to compare FQA exam results (CE), by class, with the students’ marks at the end of the third term (CIF), and to analyse the evolution of CIF, CE and CIF-CE from 2006 to 2009; b) a study among Physics and Chemistry teachers, using semi-structured interviews, whose aims were to understand how teachers explain the discrepancies between CE and CIF and to analyse the impact of FQA exams and their results on teaching and assessment practices. The first study, which monitored students’ marks, revealed a downward trend of CIF and upward trend of CE, and the resulting decrease in CIF-CE discrepancies between 2006 and 2009, allowing us to understand the low exam marks and the failure rate at FQA. The results of the second study indicate that teachers have altered their teaching and assessment practices in order to improve their students’ success at exams, targeting their practices at exam structures and exam assessment criteria. Despite the effort teachers report they make to improve their students’ exam results, low marks continue to be a reality, showing the need to carry out new studies in order to understand the causes of exam failure and how it can be fought. The monitoring system used in this work should be adopted in every school and for other subjects, as it allows us to understand school (lack of) success accurately and reflect on how it can be improved.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19112
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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