Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19073
Título: | Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
Autor(es): | Matos, José António Pinto de |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Violência Bullying Mobbing Cyberbullying Harassment Violence |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | As transformações produzidas pelas TIC, e particularmente pela internet, de
acesso cada vez mais generalizado nos lares portugueses, revolucionaram o nosso
quotidiano e penetraram intensamente os comportamentos individuais e colectivos e as
relações interpessoais.
As extraordinárias virtualidades disponibilizadas pelas TIC trazem consigo
potenciais riscos, também eles enormes, se usadas de forma abusiva ou indevida. A
nossa investigação inseriu-se nesse potencial de riscos e conflitos de natureza social a
que estão expostos os professores. O tema - “Cyberbullying sobre os professores – Uma
realidade escondida”- apresentou-se como relevante e inovador, no contexto português,
pela gravidade das repercussões no quotidiano emocional e social dos professores e na
organização escolar onde estão inseridos.
Com o presente estudo, exploratório, descritivo, utilizando uma abordagem do
tipo quantitativa, pretendemos contribuir para desocultar o problema e fazer uma
primeira aproximação à dimensão e às características deste fenómeno, perceber qual é o
seu impacto sobre as vítimas e percepcionar o interesse que o fenómeno suscita.
A recolha de dados deste estudo foi realizada através dum inquérito por
questionário online, ao qual responderam 3 426 professores.
Um terço dos professores declarou já ter sido alvo de cyberbullying (34%), facto
comprovado, em termos de conhecimento dos casos, por 14% dos colegas. O
Cyberbullying sobre os professores é essencialmente praticado por alunos, mas existe
uma elevada percentagem de ocorrências perpetradas por pais ou encarregados de
educação e outros docentes. O impacto emocional sobre as vítimas é arrasador e tem
enormes repercussões na sua vida familiar e profissional. The changes produced by ICT, and particularly by the Internet, whose access is increasingly universalized in Portuguese households, have revolutionized our daily lives and also penetrated deeply individual and collective behaviour and interpersonal relationships. However, the extraordinary virtues of ICT also bring enormous potential risks, if they are used improperly. Our research analyses part of these potential risks of social conflicts which teachers are exposed to. The theme - "Cyberbullying against teachers - a hidden reality" – presents itself as relevant and innovative in the Portuguese context because of the severity of the impact on the everyday emotional and social development of teachers and school organization where they are inserted. With this exploratory descriptive study, using a quantitative type approach, we intend to contribute to uncover the problem and make a first approximation to the dimension and characteristics of the phenomenon, understand what its impact on the victims is and perceive the interest that the phenomenon raises. The collection of data of this study was conducted through a questionnaire survey online which 3423 teachers responded to. A third of teachers said they had been targeted by cyberbullying (34%), fact proved, in terms of knowledge of the cases, by 14% of their peers. Cyberbullying against teachers is essentially practised by students but there is a high percentage of incidents perpetrated by parents or guardians and other teachers. The emotional impact on the victims is devastating and has huge repercussions on their professional and family life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19073 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José António Pinto de Matos.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |