Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19073

TítuloCyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida
Autor(es)Matos, José António Pinto de
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveViolência
Bullying
Mobbing
Cyberbullying
Harassment
Violence
Data2011
Resumo(s)As transformações produzidas pelas TIC, e particularmente pela internet, de acesso cada vez mais generalizado nos lares portugueses, revolucionaram o nosso quotidiano e penetraram intensamente os comportamentos individuais e colectivos e as relações interpessoais. As extraordinárias virtualidades disponibilizadas pelas TIC trazem consigo potenciais riscos, também eles enormes, se usadas de forma abusiva ou indevida. A nossa investigação inseriu-se nesse potencial de riscos e conflitos de natureza social a que estão expostos os professores. O tema - “Cyberbullying sobre os professores – Uma realidade escondida”- apresentou-se como relevante e inovador, no contexto português, pela gravidade das repercussões no quotidiano emocional e social dos professores e na organização escolar onde estão inseridos. Com o presente estudo, exploratório, descritivo, utilizando uma abordagem do tipo quantitativa, pretendemos contribuir para desocultar o problema e fazer uma primeira aproximação à dimensão e às características deste fenómeno, perceber qual é o seu impacto sobre as vítimas e percepcionar o interesse que o fenómeno suscita. A recolha de dados deste estudo foi realizada através dum inquérito por questionário online, ao qual responderam 3 426 professores. Um terço dos professores declarou já ter sido alvo de cyberbullying (34%), facto comprovado, em termos de conhecimento dos casos, por 14% dos colegas. O Cyberbullying sobre os professores é essencialmente praticado por alunos, mas existe uma elevada percentagem de ocorrências perpetradas por pais ou encarregados de educação e outros docentes. O impacto emocional sobre as vítimas é arrasador e tem enormes repercussões na sua vida familiar e profissional.
The changes produced by ICT, and particularly by the Internet, whose access is increasingly universalized in Portuguese households, have revolutionized our daily lives and also penetrated deeply individual and collective behaviour and interpersonal relationships. However, the extraordinary virtues of ICT also bring enormous potential risks, if they are used improperly. Our research analyses part of these potential risks of social conflicts which teachers are exposed to. The theme - "Cyberbullying against teachers - a hidden reality" – presents itself as relevant and innovative in the Portuguese context because of the severity of the impact on the everyday emotional and social development of teachers and school organization where they are inserted. With this exploratory descriptive study, using a quantitative type approach, we intend to contribute to uncover the problem and make a first approximation to the dimension and characteristics of the phenomenon, understand what its impact on the victims is and perceive the interest that the phenomenon raises. The collection of data of this study was conducted through a questionnaire survey online which 3423 teachers responded to. A third of teachers said they had been targeted by cyberbullying (34%), fact proved, in terms of knowledge of the cases, by 14% of their peers. Cyberbullying against teachers is essentially practised by students but there is a high percentage of incidents perpetrated by parents or guardians and other teachers. The emotional impact on the victims is devastating and has huge repercussions on their professional and family life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19073
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José António Pinto de Matos.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID