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https://hdl.handle.net/1822/19039
Título: | Insucesso escolar: perceções de alunos, pais e professores: um estudo de casos num agrupamento TEIP |
Autor(es): | Rafael, Palmira Maria Abreu |
Orientador(es): | Silva, Ana Maria Costa e |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | “Alunos, pais e professores devem convencer-se de que o insucesso escolar não é uma
fatalidade” (Delors et al, 1996:148). Porém, é certo que Portugal continua a ser um país que
apresenta ainda elevados índices de insucesso escolar, com “fracos resultados da educação”
(Crato, 2010:61), o que tem vindo a preocupar os vários intervenientes no processo educativo e
também o público em geral. Assim, no trabalho que a seguir se apresenta, Insucesso escolar:
perceções de alunos, pais e professores. Um estudo de casos num Agrupamento TEIP, pretendese
contribuir para a compreensão do fenómeno do insucesso escolar, analisando as perceções
dos alunos, pais e professores sobre o mesmo, dado que são os principais intervenientes no
processo educativo. Deste modo, este estudo incorporou os seguintes objetivos: a) conhecer as
perceções que os alunos têm da escola; b) conhecer como percecionam as causas do insucesso
escolar os alunos, pais e professores; c) verificar se as diferentes perspetivas se aproximam ou
distanciam entre si; d) identificar fatores de insucesso e e) relacionar as conclusões do estudo
com as medidas previstas implementadas pelo projeto TEIP no combate ao insucesso escolar.
Tendo em atenção os objetivos propostos, optámos por realizar um estudo que
privilegiou a abordagem qualitativa, através da utilização do método de estudo de casos. O
principal instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semiestruturada, a quatro
alunos e repetivos encarregados de educação e professores (diretores de turma nos alunos do 2º
e 3º Ciclos) num Agrupamento do litoral norte de Portugal.
De uma forma sintética, podemos referir que, da análise dos discursos dos
participantes, emerge o facto de os alunos terem uma visão positiva face à escola e aos
respetivos professores. Relativamente às causas do insucesso escolar, enquanto os alunos
assumem a responsabilidade do fracasso referindo sobretudo fatores intrínsecos, como o
desinteresse, a falta de atenção/concentração, dificuldades de compreensão, por sua vez os
encarregados de educação e os professores atribuem a responsabilidade a fatores de ordem
intrínseca e extrínseca aos alunos. “Students, parents and teachers should convince themselves that school failure is not a fatality” (Delors et al, 1996:148) Still, it’s true that Portugal continues to be a country that still shows high rates of school failure, “with poor results in education” (Crato, 2010:61), which has been worrying the several intervenients in the educational development as well as the general public. Therefore, in the subsequent paper School Failure: students, parents and teachers’ perceptions. A case study in a TEIP school division, we aim to contribute to the understanding of the school failure phenomenon analysing students, parents and teachers’ perceptions of it. Thus, this study incorporated the following objetives: a) to know the perceptions students have of school; b) to know how students, parents and teachers perceive the causes for school failure; c) to verify if the different perspetives converge or diverge; d) identify the factors of school failure and e) to relate the conclusions of the study with the expected measures implemented by the TEIP project in the fight against school failure. Bearing in mind the proposed objetives, we opted to conduct a study that privileged a qualitative approach by using the method of case studying. The main instrument used for data collection was the semi structured interview to four students and their respective guardians and teachers (heads of classes from the 2nd and 3rd Cycles) in a school division in the northern coastal region of Portugal. In a concise way, we can refer that from the analysis of the participants’ discourses emerges the fact that students have a positive view regarding school and respective teachers. On the subject of causes of school failure while students take responsibility for failure referring in particular to intrinsic factors, guardians and teachers put the blame on intrinsic and extrinsic factors to students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19039 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
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