Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18805
Título: | O conhecimento e a sua imagem actual: a importância dos recursos educativos |
Autor(es): | Pereira, Carla Isabel da Costa |
Orientador(es): | Martins, Custódia |
Palavras-chave: | Aprendizagem Conhecimento Filosofia Recursos pedagógicos Ensino Learning Knowledge Philosophy Pedagogic resources Teaching |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, o
relatório reporta-se ao Estágio Pedagógico iniciado em Setembro de 2009, na Escola
Secundária de D. Maria II.
O estágio pedagógico é uma formação inicial à prática profissional e procura o
desenvolvimento de competências da actividade docente. O estágio constitui-se por duas
vertentes: uma de cariz pedagógica, que procura o desenvolvimento de competências por
acção e reflexão no ensino da filosofia; outra investigativa que se baseia em estratégias
diversificadas.
O tema do relatório é "O Conhecimento e a Sua Imagem Actual: A Importância
Dos Recursos Educativos" e centra-se em torno do modo da consumação do processo de
ensino, reflectindo sobre as estratégias e os métodos de ensino, com especial atenção para
os recursos educativos utilizados, melhores adequados ao ensino de Filosofia no ensino
secundário. A investigação procura compreender a eficiência dos recursos tecnológicos e
tradicionais no ensino da filosofia. Este estudo pode servir de instrumento aos
profissionais, professores e interessados no ensino da Filosofia, visto ser um trabalho
pedagógico de construção do conhecimento, de interpretação e aplicação dos diversos
recursos pedagógicos na prática pedagógica. Developed under the Master’s in Philosophy Teaching in the Secondary School, the report refers to the Pedagogical Training initiated in September 2009, in Escola Secundária D. Maria II. The pedagogical training is an initial training to professional practice and it seeks the development of teaching skills. The training consists of two parts: one pedagogical, which searches skills development by means of action and reflection on philosophy teaching; other investigative, which is based on diversified strategies. The theme of the report is "Knowledge and its present image: the importance of educational resources" and it focuses on the realization of the teaching process, reflecting upon strategies and teaching methods, paying special attention to the educational resources used, more adequate to Philosophy teaching in the secondary school. The research seeks to comprehend the efficiency of technological and traditional resources in philosophy teaching. This study may serve as a tool for professionals, teachers and others interested in Philosophy teaching, since it is a pedagogical work of knowledge construction, interpretation and application of the several pedagogical resources in teaching practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18805 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Isabel da Costa Pereira.pdf Acesso restrito! | 1,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |