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https://hdl.handle.net/1822/18778
Título: | Inovação educativa: modelos curriculares e produção de mudança no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Ferreira, Maria Julieta Guimarães |
Orientador(es): | Alonso, Maria Luísa Garcia |
Palavras-chave: | Modelos curriculares Inovação e mudança educativa Curriculum models Educational innovation and change |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Mudança: conceito polissémico e rico, comummente utilizado no quotidiano para indicar
aquilo que se tornou diferente. No plano educativo, significa transformação das práticas à luz de
finalidades e critérios de qualidade.
Este trabalho de dissertação aborda alguns exemplos de várias experiências de mudança
educativa em Portugal. Caracterizam-se quatro projetos de inovação pedagógica e respetivos
modelos curriculares que, contextualizados na sua época de surgimento e implementação, se
apresentaram como renovadores e promotores de transformação das práticas educativas,
nomeadamente, o Movimento da Escola Moderna, a Escola da Ponte, o Ensinar é Investigar e o
PROCUR. Analisados através da pesquisa de documentos fundamentais que os caracterizam e
descrevem, procedeu-se à construção de um quadro de análise que permite uma visão
compreensiva e transversal dos quatro modelos. Foi pela realização de entrevistas a um grupo
selecionado de intervenientes em cada um desses movimentos de inovação pedagógica que se
conseguiu relacionar a teoria descrita e a prática implementada, o que se pretendia com o que
se vivia ou vive no terreno. Esta contrastação de visões é o que permite compreender, com
alguma credibilidade e veracidade os dois registos, possibilitando um conhecimento da realidade
estudada.
Pretende-se que este estudo meta reflexivo de quatro projetos inovadores e promotores
de mudança devolva aos professores, confrontados com tantas dificuldades e tantas vezes
desprovidos de esperança e confiança em si e nas suas capacidades, enquanto mediadores
educativos, a oportunidade de conhecer outras realidades potenciadoras de sucesso, que
nasceram em determinadas condições sócio culturais, percorrendo caminhos cheios de
obstáculos. A partir de outras experiências de sucesso poderemos também inovar e contribuir
para a melhoria da escola. Importa, por isso, conhecer em que contextos e através de que
condições e dispositivos se verificaram essas inovações, e quais foram os seus contributos para
a transformação qualitativa das práticas educativas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Change: polysemic and rich concept, commonly used in daily life to indicate what became different. In terms of education, means the transformation of practices in light of goals and quality criteria. This dissertation addresses some examples of various experiences of educational change in Portugal. It features four projects of pedagogical innovation and their curricular models that contextualized in their time of emergence and implementation, presented themselves as reformers and promoters of transformation of educational practices, namely the Modern School Movement, the Bridge School, the Teaching is Investigating and the PROCUR. Analyzed by searching for key documents that describe and characterize them, it was possible to proceed to the construction of a framework of analysis that enables a comprehensive and cross the four models. It was by conducting interviews with a select group of actors in each of these movements of pedagogical innovation that we could link the described theory and the implemented practice. This contrast of visions is what allows us to assess, with some credibility, and veracity of the two records, enabling an understanding of the studied reality. The purpose of this meta reflective study of four innovative projects and promoters of change is to return teachers, faced with many difficulties and often devoid of hope and faith in themselves and in their abilities as educational mediators, the opportunity to meet other potential and successful realities, covering roads full of obstacles. It’s possible to innovate from other experiences of success and contributes to school improvement. It is therefore important, to know in which contexts and conditions and by what devices these innovations have occurred, and what were their contributions to the qualitative transformation of educational practices in the 1st cycle of basic education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18778 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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