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https://hdl.handle.net/1822/18272
Título: | Educar para a saúde, e não só para a doença : a urgência de uma mudança paradigmática |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educar para a saúde Salutogenesiss Academia Comunidade |
Data: | Dez-2011 |
Revista: | Revista de Divulgação Científica AICA |
Resumo(s): | Num primeiro momento, abordaremos os vários tipos de educação para saúde: em contexto formal (sistema educativo escolar – incluindo universidades - e organizações de saúde), não formal (que ocorre em instituições como lares de idosos, centros de dia, e também escolas), e em contexto informal (que ocorre no quotidiano, quando somos cuidadores e quando de nós cuidam). Veremos que existem situações em que se verificam, no mesmo espaço físico, os três tipos de educação para a saúde. Relacionaremos a questão anterior com a educação para a saúde de tipo primário, secundário e terciário. Ao mencionarmos a importância das universidades na formação de profissionais de saúde, indirectamente nos posicionamos quanto à educação para a saúde quaternária. Por fim, indicaremos a necessidade de mudança de paradigma em educação para a saúde, de modo a centrar-nos na sua dimensão salutogénica, e não só na patogénica. Defenderemos que tal implica formarmos educadores para a saúde que possuam sentido interno de coerência, e que saibam educar os outros, em comunidade, no sentido do seu desenvolvimento. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18272 |
ISSN: | 1647-3531 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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