Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18253

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bento Duarte-
dc.date.accessioned2012-03-30T13:35:10Z-
dc.date.available2012-03-30T13:35:10Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/18253-
dc.descriptionCitação bibliográfica: SILVA, Bento (2000). Avaliação e Tecnologia Educativa: uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educação. In Alfonso Barca & Manuel Peralbo (Eds.). Livro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade de Corunha, pp. 29-40por
dc.description.abstractNesta comunicação considera-se a Tecnologia Educativa (TE) como uma forma sistémica de conceber, realizar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem em função do recurso a sistemas tecnológicos de informação e comunicação para o processamento da aprendizagem. Neste contexto, a abordagem histórica da evolução das TIC constitui uma das melhores formas de tratar a temática Avaliação e Tecnologia Educativa, pois fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As tecnologias de informação e comunicação não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e educacional das sociedades em cada época histórica. Em consequência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Avaliar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAvaliação e tecnologia educativa: uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educaçãopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate20 - 23 Set. 2000por
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage40por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Santiago de Compostela, Espanhapor
oaire.citationTitleLivro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxíapor
sdum.conferencePublicationLivro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxíapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação e Tecnologia Educativa uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educação.pdf998,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID