Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18253
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-30T13:35:10Z | - |
dc.date.available | 2012-03-30T13:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18253 | - |
dc.description | Citação bibliográfica: SILVA, Bento (2000). Avaliação e Tecnologia Educativa: uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educação. In Alfonso Barca & Manuel Peralbo (Eds.). Livro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade de Corunha, pp. 29-40 | por |
dc.description.abstract | Nesta comunicação considera-se a Tecnologia Educativa (TE) como uma forma sistémica de conceber, realizar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem em função do recurso a sistemas tecnológicos de informação e comunicação para o processamento da aprendizagem. Neste contexto, a abordagem histórica da evolução das TIC constitui uma das melhores formas de tratar a temática Avaliação e Tecnologia Educativa, pois fornece um quadro de compreensão dos impactos dos sistemas tecnológicos de informação no desenvolvimento da relação do homem com a comunicação e dos reflexos que as mudanças provocam nas estruturas educativas. As tecnologias de informação e comunicação não são apenas meios que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo de conhecimento, mas também (e sobretudo) contribuem fortemente para estruturar a ecologia comunicacional e educacional das sociedades em cada época histórica. Em consequência, o autor analisa os desenvolvimentos das TIC ao longo do processo civilizatório desde o homo loquens e pictor ao homo digital para reflectir sobre as configurações comunicativas a que deram lugar e os seus impactos nas estruturas educativas, intitulando-as, respectivamente: "da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual" e "da educação familiar às comunidades de aprendizagem". Avaliar estes processos significa, antes de mais, fazer uma reflexão sobre a ecologia comunicacional e educacional para se obter e fornecer informações sobre os impactos estruturantes das TIC que resultem úteis para se conseguir uma melhoria da acção educativa nos dias de hoje. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Avaliação e tecnologia educativa: uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educação | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 20 - 23 Set. 2000 | por |
oaire.citationStartPage | 29 | por |
oaire.citationEndPage | 40 | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha, Santiago de Compostela, Espanha | por |
oaire.citationTitle | Livro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxía | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação e Tecnologia Educativa uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educação.pdf | 998,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |