Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18250
Título: | Processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento em alunos da Universidade do Minho |
Autor(es): | Carvalho, José António Brandão Dourado, Luís |
Palavras-chave: | Escrita Construção de conhecimento Ensino superior |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A escrita pode desempenhar um importante papel enquanto ferramenta de aprendizagem e, em consequência, constituir-se como factor de sucesso escolar. Pela complexidade que lhe é inerente, o recurso à escrita potencia a elaboração sobre o aprendido, o reprocessamento dos conceitos, a síntese e o confronto de ideias, o que favorece a emergência de estratégias cognitivas mais complexas. Tendo em conta a relevância da escrita nos processos de aquisição e construção de conhecimento, desenvolvemos um estudo com o objectivo de caracterizar as práticas de recepção e elaboração de conhecimento, e o modo como o recurso à escrita nelas está implicado, de alunos do Ensino Superior, mais concretamente da Universidade do Minho. O estudo, realizado através de um questionário, envolveu uma amostra de cerca de 1700 alunos do 1º e do 4º ano. O que emerge das respostas é um conjunto de práticas académicas algo limitado, mais virado para a gestão de um conhecimento construído a partir de um núcleo de fontes que poderíamos considerar básicas e tendo em vista a sua posterior reprodução do que para a construção, elaboração e aprofundamento desse mesmo conhecimento. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18250 |
ISBN: | 978-972-8746-80-3 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processos de aquisição - Carvalho & Dourado.pdf | 89,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |