Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18163
Título: | Uma abordagem multicriério para a priorização de vias pavimentadas |
Autor(es): | Lima, Josiane Palma Ramos, Rui A. R. Fernandes Junior, José Leomar |
Palavras-chave: | Análise multicritério Priorização Vias pavimentadas |
Data: | Jun-2009 |
Editora: | Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) |
Revista: | Transportes |
Resumo(s): | Este trabalho apresenta um modelo de priorização de vias que integra métodos de avaliação multicritério em ambiente de
Sistema de Informação Geográfica (SIG). Critérios objetivos e subjetivos são utilizados como base no apoio à tomada de decisão. O
estudo de caso desenvolvido para a cidade de São Carlos – SP possibilitou a exploração do modelo com o desenvolvimento de cenários
de avaliação, gerados através da combinação de critérios pelos métodos de WLC (Weighted Linear Combination ) e OWA (Ordered
Weighted Average), com intuito de integrar os riscos na análise. Os diversos cenários foram gerados com o objetivo de priorizar as vias
pavimentadas com relação à sua localização, condição do pavimento, hierarquia viária e custos das estratégias previstas. O modelo
mostrou-se eficiente em várias etapas do processo, destacando-se o fato de considerar de forma simples os conceitos de priorização de
vias e integrá-los numa ferramenta poderosa de análise espacial. This work presents urban roadways prioritization model that integrates Multicriteria Decision Analysis and Geographical Information System (GIS). Objective and subjective criteria are used as base in the support decision. The case study performed at the city of Sao Carlos, State of Sao Paulo, Brazil, made possible the exploration of the model with the development of evaluation scener- ies, through the methods of Weighted Linear Combination (WLC) and Ordered Weighted Average (OWA), integrating the risks analy- sis. The various sceneries were development based on pavement condition, roads hierarchy, costs of strategies and location. The model was shown efficient in various stages of the process, because it considers the concepts of roads prioritization and it integrates them in a powerful tool of space analysis. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18163 |
ISSN: | 1415-7713 |
Versão da editora: | http://www.revistatransportes.org.br/index.php/anpet |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevistaTransportes-2009-65.pdf Acesso restrito! | Artigo completo | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |