Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18081

TítuloTecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
Autor(es)Osório, António José
Palavras-chaveTIC
Educação Inclusiva
Data2011
EditoraMinistério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
RevistaCadernos SACAUSEF
Resumo(s)Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18081
ISSN1646-2637
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Outros documentos/Other documents

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TICEducacaoInclusiva.pdfDocumento Principal9,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID