Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18081
Título: | Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
Autor(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | TIC Educação Inclusiva |
Data: | 2011 |
Editora: | Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
Revista: | Cadernos SACAUSEF |
Resumo(s): | Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18081 |
ISSN: | 1646-2637 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TICEducacaoInclusiva.pdf | Documento Principal | 9,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |