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https://hdl.handle.net/1822/17990
Título: | Avaliação de desempenho e a gestão da qualidade : continuidades e rupturas |
Autor(es): | Silva, André Daniel Cerejo da |
Orientador(es): | Domingues, Ivo |
Palavras-chave: | Avaliação Desempenho Qualidade Sustentabilidade Poder Autoridade Legitimidade Assessment Performance Quality Sustainability Power Authority Legitimacy |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A avaliação de desempenho corresponde a um processo com grande impacto na
melhoria do desempenho do capital humano organizacional, o que contribui para a melhoria da
qualidade dos serviços prestados. A qualidade organizacional pode melhorar, caso a
performance dos colaboradores melhore, fazendo com que avaliação de desempenho assuma
contributo importante para a sustentabilidade das organizações.
A presente Dissertação de Mestrado visa determinar o contributo da avaliação de
desempenho para a gestão da qualidade das organizações. A avaliação de desempenho é um
processo organizacional, que se devidamente implementado, contribui para a melhoria do
desempenho dos colaboradores. Esta melhoria é obtida quando há continuidade entre avaliação
de desempenho e gestão da qualidade, a qual se traduz na melhoria da qualidade geral da
organização que é sobretudo visível ao nível dos serviços prestados. Foram, de igual modo,
abordadas as relações de poder e autoridade que avaliadores e avaliados têm no processo de
avaliação e que são legitimamente estabelecidas.
A estratégia de pesquisa assentou em estudo de caso numa PME Industrial do Norte do
país, sendo igualmente implementada uma metodologia qualitativa. Nesta perspectiva, a
realização de entrevistas a colaboradores dos vários sectores da organização estava prevista,
mas tal não foi possível e, em alternativa, recorreu-se a pesquisa documental, observação directa
conversas oficiais (reuniões) e conversas oficiosas (em encontros ocasionais) como forma de
recolha de dados.
Ficou patente que na PME Industrial a avaliação de desempenho ainda não é um
processo com grande importância, não sendo visto como processo promotor da gestão da
qualidade e da sustentabilidade organizacional. Esta pesquisa revela essa desvalorização da
gestão de recursos humanos numa organização dotada de sistema de gestão da qualidade
certificado por Norma da Série ISO 9000. Performance evaluation is a process with great impact on the improvement of the performance of organizational human capital which contributes for an improvement of the quality of services provided. The quality in the organization can improve if the employee performance improves equally, which means that performance evaluation assumes also an important contribution to the sustainability of organizations. This Master Thesis aims to determine the contribution of performance evaluation for quality management in organizations. Performance evaluation is an organizational process that if properly implemented contributes to improving the performance of employees. This improvement is obtained when there is continuity between performance evaluation and quality management, which translates the increasing of the overall quality of the organization, which is especially visible at the level of services. Also discussed were the relations of power and authority that have evaluators and evaluated in performance evaluation process that are legitimately established. The search strategy was based on a case study of an Industrial SME in the north of the country, and also implemented a qualitative methodology. In this perspective, conducting interviews with employees of various sectors of the organization was provided, but this was not possible and instead, turned to documentary research, direct observation of official talks (meetings) and unofficial conversations (in occasional meetings) as form of data collection. It became obvious that Industrial SMEs performance evaluation is not a process of great importance, not being seen as a process developer of quality management and organizational sustainability. This study reveals that the devaluation of human resource management in an organization endowed with the quality management system certified by ISO 9000 Standard Series. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17990 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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