Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17350
Título: | Avaliação do ruído de tráfego : metodologia para a caracterização de camadas de desgaste aplicadas em Portugal |
Autor(es): | Antunes, M. L. Coutinho, A. S. Patrício, J. Freitas, Elisabete F. Paulo, Joel Coelho, J. L. Bento Cardoso, F. T. |
Palavras-chave: | Ruído Camadas de desgaste |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng) |
Resumo(s): | Uma das consequências do desenvolvimento económico verificado nas últimas décadas é o aumento significativo do tráfego rodoviário. O ruído induzido pelo tráfego é um importante factor de poluição ambiental que afecta cada vez um maior número de pessoas. Nesta comunicação efectua-se a comparação do nível de ruído (Lmax) registado para os veículos ligeiros, e pesados, de acordo com o método estatístico de passagem (SPB), e para os veículos ligeiros sugundo o método de passagem controlada (CPB) e o método da proximidade imediata (CPX) em trechos piloto. Usam-se os métodos SPB e CPX como preconizado nas normas ISO 11819-1:1997 e ISO CD 11819-2. Quanto ao método CPB, foi usada uma adaptação do método SPB com veículos seleccionados. Neste caso foram realizadas 4 passagens × 4 velocidades (50, 80, 100 e 110 km/h) ×4 veículos (2 ligeiros, 1 4×4, 1 carrinha). Apresentam-se os resultados obtidos por cada um dos métodos, por forma a definir a metodologia mais adequada para a caracterização de camadas de desgaste de pavimentos em serviço em Portugal, tendo em conta o tipo de via de tráfego e as respectivas velocidades legais de circulação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17350 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SACSP2.pdf | 444,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |