Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17243

TítuloCompetências de estudo e leitura em universitários
Autor(es)Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Franco, Amanda Helena Rodrigues
Data2011
EditoraSociedade Portuguesa de Psicologia
Resumo(s)No ensino superior exige-se maior autonomia, participação e iniciativa do estudante em relação a sua aprendizagem. Considerando-se o processo de autorregulação da aprendizagem envolvendo métodos e comportamentos de estudo e a metacompreensão como habilidade básica essencial para o bom desempenho acadêmico na universidade, esta comunicação foca um estudo realizado com alunos universitários brasileiros de três universidades de dois estados brasileiros, São Paulo e Minas Gerais. Objetivou, mais especificamente, buscar evidências de validade para Escala de Competência de Estudo (ECE) por meio da correlação com instrumentos que avaliam a compreensão em leitura e a utilização de estratégias metacognitivas em leitura. A ECE para a área de Ciências Humanas e Sociais, que avalia comportamentos estratégicos referentes as abordagens à aprendizagem, foi construída baseada na teoria de Zimmerman. O instrumento utilizado para a obtenção das informações sobre as estratégias metacogntivas foi a Escala Metacognitiva de Leitura, que avalia as estratégias metacognitivas de leitura e a frequência que o aluno universitário as utiliza nos intervalos antes, durante e após a leitura de textos. No tocante à compreensão em leitura foi aplicado o Teste Cloze Básico – EM/ES que é uma prova baseada na técnica de Cloze, construída a partir de um texto de leitura geral composto por um texto editorial, com aproximadamente 300 palavras. Serão apresentadas as correlações produto-momento de Pearson entre os instrumentos e precisão aferida pelo alfa de Cronbach a fim de revelar as características psicométricas da ECE para a amostra investigada.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17243
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Competências de estudo e leitura em universitários.pdfArtigo em Actas151,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID