Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17008

TítuloMudança de práticas na utilização das TIC em adultos que frequentaram centros novas oportunidades: um estudo de caso
Autor(es)Araújo, Maria Cidália
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Data2010
Resumo(s)O presente estudo procura verificar de que forma as actuais políticas de Educação de Adultos em Portugal, organizadas em torno da Iniciativa Novas Oportunidades, têm contribuído para combater a info-exclusão da população adulta. Procuramos analisar o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no desenvolvimento de competências em TIC e a influência do programa e.iniciativas na aquisição de equipamento informático e no acesso à Internet banda larga. Estas duas medidas permitem criar condições para que os adultos sejam incentivados a mudar as suas práticas relativamente às TIC e à Internet, contribuindo para uma melhor preparação desta camada da população para a sociedade em rede e para um mercado de trabalho cada vez mais exigente nas competências requeridas aos trabalhadores. Consideramos três grupos amostrais com percursos formativos distintos em TIC ao longo do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, aos quais aplicámos inquéritos por questionário pelo menos um ano após a conclusão dessa oferta de Educação e Formação. Esta opção metodológica tem como intuito compreender as mudanças ocorridas em função do percurso formativo frequentado, avaliando a influência da aprendizagem informal na consolidação das competências em TIC. As conclusões do estudo revelam que o processo de RVCC e o programa e.iniciativas têm contribuído para aumentar o acesso a equipamento informático e Internet banda larga. Observamos também que, apesar de os sujeitos das amostras terem percursos formativos em TIC muito diferentes, as práticas nessa área são muito próximas tanto no que diz respeito à frequência de uso do computador e Internet, como aos programas utilizados e ferramentas de comunicação, de obtenção e partilha de informação e de conteúdo audiovisual mais frequentemente exploradas pelos sujeitos.
Cette étude prétend vérifier l‟influence des politiques actuelles d‟éducation d‟adultes au Portugal, lesquelles se regroupent dans le cadre de l‟Iniciativa Novas Oportunidades, qui contribue à combattre l‟info-exclusion de la population adulte. Nous avons pour but analyser l‟impacte du processus de reconnaissance, validation et certification de compétences dans le domaine des TIC e observer l‟influence du programme e.iniciativas face à l‟acquisition d‟équipement informatique e d‟accès à Internet en large bande. Ces deux initiatives favorisent la création de conditions pour que les adultes soient motiver à modifier leurs pratiques relativement aux technologies de l‟information et de la communication et à l‟Internet, en contribuant pour une préparation plus efficace de cette partie de la population pour la société en réseau et pour le marché de travail chaque jour plus exigeant au niveau des compétences des travailleurs. Nous analysons trois groupes de sujets qui ont fréquenté des parcours de formation différents en TIC au long de leur processus de reconnaissance, validation et certification de compétences. Les informations nécessaires à notre analyse ont été recueillies à travers des réponses à une enquête un an après la réalisation de leur parcours d‟Education e Formation. Notre option méthodologique prétend nous aider à comprendre les altérations provoquées et évaluer l‟influence de l‟apprentissage informel pour consolider les compétences en TIC, en fonction du parcours de formation fréquenté. Les conclusions de l‟étude indiquent que le processus de RVCC et le programme e.iniciativas ont contribué à augmenter l‟accès aux équipements informatiques e à l‟Internet en large bande. Nous avons observé aussi que, indépendamment du parcours formatif en TIC fréquenté par les sujets, les pratiques sont très proches en ce qui concerne le temps passé à utiliser l‟ordinateur et l‟Internet, ainsi que les programmes utilisés et les usages des outils de communication, d‟obtention e d‟échange d‟informations e de contenus audiovisuels.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17008
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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