Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/16852

TitleO desempenho dos profissionais da formação profissional : um estudo de âmbito regional
Author(s)Neves, Carla Cristina Gonçalves da Costa Teixeira
Advisor(s)Pereira, Orlando P.
Issue date2010
Abstract(s)A sociedade actual debate-se com profundas mutações, nomeadamente, ao nível do comportamento dos agentes económicos e das organizações. Tais alterações estão a provocar mudanças de atitude no capital humano e no pool de competências das organizações. Esta realidade, que tem a sua origem na proliferação tecnológica e no dinamismo das diferentes competências, as quais ultrapassam o domínio cognitivo, exige das organizações atitudes empreendedoras, proactivas e provocativas. Desta forma, a “qualificação”, conceito que está a ser substituído pelo de “competências” deverá ser encarada de forma diferente, quer pelas organizações, quer pelos indivíduos. Neste sentido, as instituições devem criar e exigir, aos recursos humanos, um ambiente de maior atitude autónoma, polivalente e de responsabilidade. Aqui, a formação profissional pode ter um papel de grande relevo na sociedade e nas organizações, sem descurar os seus efeitos sobre o bem-estar pessoal. Daí o aumento da procura destes serviços e o aparecimento de organizações prestadoras dos mesmos. Tais organizações, cuja missão passa por fornecer um serviço que consiste em potenciar nos seus participantes um aumento de competências, devem pautar-se por critérios de qualidade. Deste modo, parece-nos de extrema importância que as mesmas reflictam sobre o serviço que prestam, auscultando os seus “clientes”, bem como procedam à avaliação de desempenho dos seus recursos humanos, como forma de se estruturar e sustentar a produtividade, quer individual, quer grupal e organizacional. Por isso, neste trabalho, fazemos numa reflexão sobre esta temática. Após analisarmos o quadro legislativo inerente à formação profissional e depois de reflectirmos sobre conceitos como o de “formação profissional”, “educação”, “competências”, “avaliação da formação” e “avaliação de desempenho”, propusemo-nos construir instrumentos que permitam avaliar, in loco, os intervenientes no processo formativo.
Today´s society faces deep changes, namely in what concerns the behaviour of economic agents and organizations. These are causing changes in people´s attitude and in the organizations´ set of skills. This reality, which is due to the technological proliferation and to varied skills, beyond the cognitive domain, demands enterprising, proactive and provocative measures from organizations. Thus, “qualification”, a concept which is being substituted by the concept of “skills”, must be considered in a different way, either by organizations or people in general. In this way, institutions must create and demand an atmosphere of greater autonomy, versatility and sense of responsibility from human resources. Here, vocational training can play a great role in our society and in organizations, apart from its effects on our personal well-being. Such fact explains the increase in the search for vocational training programs as well as the emergence of organizations which provide them. These organizations, whose mission is to provide a service which will allow its participants to expand their skills, must follow quality criteria. Thus, it seems of primary importance that they think about the service they provide, enquiring their “clients”, as well as evaluating their human resources´ performance as a way to structure and sustain individual, group or organizational productivity. Therefore, the purpose of this work is to focus our attention on that issue. After analyzing the legislative norms regarding vocational training and presenting some concepts such as “vocational training”, “education”, “skills”, “training evaluation” and “performance appraisal”, we intend to create instruments which allow us to evaluate, in loco, all the participants in the formative process.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16852
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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