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https://hdl.handle.net/1822/16511
Título: | Efeitos da rotação dos postos de trabalho nos trabalhadores e na organização |
Autor(es): | Neiva, Francelina Odete Machado de Oliveira |
Orientador(es): | Silva, Isabel Maria Soares da |
Palavras-chave: | Rotação de postos Aquisição de competências Intervenção organizacional Avaliação dos efeitos da rotação Job rotation Acquisition of skills Organizational intervention Evaluation of the effects of rotation |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente trabalho visa proceder à avaliação de um programa de rotação de postos de
trabalho implementado numa organização industrial de grande dimensão, neste os
trabalhadores ocupam diferentes postos a intervalos de tempo regulares. Todavia o trabalho
permanece simplificado, a única mudança é que o trabalhador passa a desempenhar outras
tarefas, neste caso, uma solicitando competências diferentes das que realizava
anteriormente (Caetano, 2001, p 557).
Este projeto começou a ser pensado e desenvolvido em 2006 com um pequeno grupo de
trabalho, definindo-se, primeiro, as ferramentas de trabalho, a avaliação de risco, a
definição de pressupostos para a rotatividade.
No início da investigação, tendo o projeto já consolidado, era necessário medir os efeitos
da introdução de mais uma tarefa no modelo existente., passando de 2 postos para 3 postos.
Para melhor perceber as perceções dos sujeitos submetidos ao programa de rotação a
avaliação realizou-se em duas fases. Uma fase qualitativa onde se pretendia, através das
entrevistas, comparar as vantagens e desvantagens na perspetiva dos trabalhadores, das
chefias de linha e dos decisores do projeto, e numa segunda fase de natureza quantitativa,
analisar se existem diferenças nas perceções das características dos postos de trabalho de
acordo com o modelo de Hackman e Oldham (1976, 1980), em função do modelo de
rotação (3 postos de trabalho versus 2 postos).
Na primeira fase foram entrevistados 110 trabalhadores dos 3 turnos de laboração, 38
chefias de linha e 6 elementos do grupo de implementação e na segunda fase do estudo,
foram aplicados 314 questionários a trabalhadores dos 3 turnos de laboração.
O estudo qualitativo feito, através do levantamento das perceções face às vantagens e
desvantagens deste programa para o trabalhador e para a organização, apresenta um
resultado diferente consoante o grupo de interesses.
Desta investigação podemos concluir que as características dos postos de trabalho, segundo
o modelo de Hackman e Oldham, apresentam uma relação positiva com os resultados
pessoais da Satisfação e Motivação, resultados já referidos em outros estudos. Estas
características estão relacionadas com a importância atribuída às tarefas, bem como
contribuem para uma maior satisfação no trabalho através da motivação pessoal. This paper aims to evaluate a program of job rotation implemented at a large industrial organization, in this workers occupy different positions at regular time intervals. Nevertheless the work remains simplified, the only change is that the worker begins to perform other tasks, in this case, one requiring a different skills from those previously performed (Caetano, 2001, p 557). This project began to be considered and developed in 2006 with a small working group, defining, first, work tools, risk evaluation, definition of assumptions for turnover. In the beginning of the research, with the project already established, it was necessary to measure the effects of introducing one more task in the existing model, from 2 workstations to 3 workstations. To better understand the perceptions of the individuals submitted to rotation program the evaluation took place in two phases. A qualitative phase where it was intended, through the interviews, compare the advantages and disadvantages from the perspetive of workers, line managers and decision makers of the project, and at a second phase of a quantitative nature, consider whether there are differences in perceptions of the characteristics of jobs according to the model of Hackman and Oldham (1976, 1980), depending on the rotation model (3 workstations versus 2 stations). In the first phase were interviewed 110 workers from the three shifts of laboring, 38 line managers and 6 elements of the implementation group and in the second phase of the study 314 questionnaires were administered to employees of the three shifts of laboring. The qualitative study done, by surveying the perceptions face to the advantages and disadvantages of this program for the worker and the organization, gives a different result depending on the interest group. From this research we can conclude that the characteristics of the workstations, according to the model of Hackman and Oldham, have a positive relationship with the personal results of satisfaction and motivation, results already reported in other studies. These characteristics are related to the importance attached to tasks and contribute to greater job satisfaction through personal motivation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Humana |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16511 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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