Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16419

TítuloCompetências de estudo e motivação para a universidade
Autor(es)Prates, Eli A. R.
Joly, Cristina
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
DataNov-2011
EditoraSociedade Portuguesa de Psicologia
Resumo(s)Constata-se, em investigações brasileiras, o aumento da população universitária carregando consigo características bastante heterogêneas. Estudiosos afirmam que, em relação à autonomia acadêmica dos alunos, a maioria tem chegado à universidade com fracas competências para autorregular o seu estudo de forma eficaz. Portanto, estudar as competências de estudo no ensino superior ganha relevância face à necessidade de colocar o aluno no papel central e ativo do processo de sua aprendizagem, que envolve processos cognitivos e motivacionais. A motivação é apontada como uma dimensão fundamental da autorregulação, já que os estudantes necessitarão usar recursos próprios e específicos para manter o interesse nas atividades acadêmicas. Assim, partiu-se para uma pesquisa correlacionando a Escala de Competência de Estudo (ECE-Sup/S&H) com a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), validada, que avalia a motivação dos alunos no ambiente universitário. Foram participantes deste estudo 815 universitários, 69,9% de duas universidades de São Paulo e 30,1% de Minas Gerais, com idades entre 17 e 62 anos, ambos os sexos, regularmente matriculados nos cursos de administração, psicologia e pedagogia, que se compuseram como pertencentes às áreas de conhecimento das ciências humanas e ciências sociais, em função das características da ECE. Com base nos resultados, observaram-se evidências de validade para a ECE-Sup (S&H), pois mostrouse existir associação entre todos os fatores da Escala com os fatores desmotivação, motivação extrínseca por regulação externa de frequência às aulas, motivação extrínseca por recompensas sociais, motivação extrínseca por regulação identificada e motivação intrínseca da EMA.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16419
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Competências de estudo e motivação para a universidade.pdfArtigo em Actas137,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID