Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/15540

TitleProblem-based learning aplicado ao ensino de enfermagem: reflectindo sobre a experiência
Author(s)Martins, Cristina Araújo
Augusto, Cláudia
Silva, Maria José
Vilaça, Simão
KeywordsProblem-based learning
Enfermagem
Experiência pedagógica
Issue date2012
PublisherEducación Editora
Abstract(s)Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino que enfatiza uma aprendizagem activa centrada nos estudantes, desafiando-os a problematizar, pesquisar, reflectir, dar significado e compreender, à medida que desenvolvem abordagens para solucionar problemas específicos relevantes ao contexto da prática profissional. Estas são habilidades essenciais à Enfermagem, que exige integração de conhecimentos para a tomada de decisão assertiva, crítico-reflexiva e ética, e impele o profissional a uma formação contínua ao longo da vida, pelo carácter dinâmico e holístico desta ciência. O sucesso da utilização desta metodologia depende, contudo, de condições que podem influenciar a implementação e exequibilidade do método. Nesta comunicação, evidencia-se o impacto, as potencialidades e os factores de constrangimento percepcionados na aplicação do PBL ao ensino de Enfermagem, assim como condições necessárias à sua expansão futura, tendo por base uma experiência pedagógica desenvolvida com 83 estudantes do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem, tutorada por 4 docentes.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15540
ISBN978-84-15524-07-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Problem_based learning aplicado ao ensino de Enfermagem.pdfReflexão sobre a implementação da metodologia PBL numa unidade curricular76,34 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID