Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15095
Título: | "A perspectiva romântica e trágica na intriga de Os Maias, de Eça de Queirós" |
Autor(es): | Araújo, Joana Pereira Borges |
Orientador(es): | Silva, Lino Moreira |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Os dias de hoje são marcados por imensos desafios para os indivíduos, e é
necessário que eles desenvolvam a sua formação mantendo-se actualizados e tornandose
cada vez mais capazes de responder à realidade que os cerca.
Para isso, contribui o desenvolvimento da competência de leitura, aos mais
variados níveis, para o que deve, colaborar a família e a sociedade, em geral, mas
sobretudo a escola e a aula de Português.
Aí, é essencial o trabalho com os textos e os autores.
É nessa perspectiva que se integra o trabalho agora desenvolvido, que toma
como referência a obra Os Maias, através da qual se procurou contribuir, no sentido
enunciado, para a formação dos alunos e o desenvolvimento da sua competência de
leitura.
Tomando-se como base o texto narrativo, foi facultada aos alunos informação e
formação gerais sobre os modos de ler, aplicados à obra Os Maias.
Ao mesmo tempo, considerou-se importante que os alunos conhecessem ideais,
valores e comportamentos que caracterizam a época retratada na obra em questão,
procurando-se que façam o mais possível inferências entre ela e o nosso tempo.
No particular do tema que aqui é proposto, são focalizados aspectos relativos ao
autor e à obra em estudo, à intriga central e à sua acção trágica, e é estudada
especificamente uma passagem da obra que foi desenvolvida com os alunos, na aula. The day today are marked by immense challenges for individuals, and it is necessary that they develop their training maintaining-date and making-increasingly able to respond to the reality that about. For this, helps the development of competence of reading, to the most varied levels, which must, collaborate family and society, in general, but mainly to school and the lesson of Portuguese. There, it is essential to work with the texts and authors. In this perspective that integrates the work now developed, which takes as reference the work The Maias, through which sought to contribute, in the sense statement, for the training of students and the development of its powers of reading. Taking-if as a basis the text narrative, was made available to students general information and training on how to read, applied to the work The Maias. At the same time, it was considered-is important that the students know ideals, values and behaviors that characterize the epoch portrayed in work in question, seeking-that make the most possible inferences between it and our time. In particular the issue here is proposed, are focused aspects relating to the author and to work in study, the collusion central and his tragic, and is studied specifically a passage of the work that was developed with the students, the lesson. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Português e das Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15095 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Pereira Borges Araújo.pdf Acesso restrito! | 1,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |