Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14950

TítuloComportamentos disruptivos, qualidade da relação pedagógica e saúde ocupacional em contexto escolar : um estudo exploratório numa escola portuguesa
Autor(es)Machado, Paula Cristina Pereira
Orientador(es)Gomes, Carlos Alberto
Data2010
Resumo(s)É hoje consensual que a profissão docente, está sujeita a muitas “ameaças”, nomeadamente, ao stress provocado pela gestão diária de comportamentos disruptivos/indisciplina, o que afecta a qualidade da relação pedagógica e, consequentemente, a saúde dos seus intervenientes. A questão orientadora do trabalho foi a seguinte: “Em que medida a qualidade da relação pedagógica pode afectar a saúde dos professores?”. A investigação realizada envolveu 12 professores (que leccionam o 9º ano de escolaridade de uma escola do centro urbano de Braga, um de cada disciplina) e 265 alunos (do 9ºano a frequentar a mesma escola). Tendo em vista a resposta à referida questão orientadora da pesquisa utilizou-se uma entrevista e um questionário, aplicados a professores e a alunos, respectivamente. A análise dos discursos dos professores e dos alunos permitiu chegar às seguintes conclusões: 1) há diferenças nas representações dos professores e dos alunos; 2) a qualidade da relação pedagógica está centrada na preocupação excessiva com o cumprimento das regras; 3) os comportamentos disruptivos/indisciplina dos alunos estão na origem do desgaste físico e emocional dos professores afectando os níveis de saúde e o seu desempenho profissional.
Nowadays it is consensual that the teaching career is under many “threats”, such as, the stress of daily management of disruptive/indisciplinary behaviours, which affects the quality of the pedagogic relationship and therefore the health of their actors. The study’s leading question was the following: “To what extent can teacher’s health be affected by the quality of pedagogic relationship?”. The study involved 12 teachers (who teach 9th grade at a school in the urban centre of Braga, one of each different subject) and 265 students (9th graders, attending the same school). In order to answer the problem an interview and a survey took place, applied to teachers and students, respectively. The output from teachers and students allowed the following conclusions: 1) there are differences in the representations of teachers and students, 2) the quality of the pedagogic relationship is centered on the excessive concerning with compliance, 3) the disruptive behaviours/indiscipline among students are the source of physical and emotional exhaustion of teachers affecting their health and professional performance
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14950
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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