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https://hdl.handle.net/1822/14950
Título: | Comportamentos disruptivos, qualidade da relação pedagógica e saúde ocupacional em contexto escolar : um estudo exploratório numa escola portuguesa |
Autor(es): | Machado, Paula Cristina Pereira |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | É hoje consensual que a profissão docente, está sujeita a muitas “ameaças”,
nomeadamente, ao stress provocado pela gestão diária de comportamentos
disruptivos/indisciplina, o que afecta a qualidade da relação pedagógica e, consequentemente, a
saúde dos seus intervenientes. A questão orientadora do trabalho foi a seguinte: “Em que
medida a qualidade da relação pedagógica pode afectar a saúde dos professores?”. A
investigação realizada envolveu 12 professores (que leccionam o 9º ano de escolaridade de uma
escola do centro urbano de Braga, um de cada disciplina) e 265 alunos (do 9ºano a frequentar a
mesma escola). Tendo em vista a resposta à referida questão orientadora da pesquisa utilizou-se
uma entrevista e um questionário, aplicados a professores e a alunos, respectivamente. A
análise dos discursos dos professores e dos alunos permitiu chegar às seguintes conclusões: 1)
há diferenças nas representações dos professores e dos alunos; 2) a qualidade da relação
pedagógica está centrada na preocupação excessiva com o cumprimento das regras; 3) os
comportamentos disruptivos/indisciplina dos alunos estão na origem do desgaste físico e
emocional dos professores afectando os níveis de saúde e o seu desempenho profissional. Nowadays it is consensual that the teaching career is under many “threats”, such as, the stress of daily management of disruptive/indisciplinary behaviours, which affects the quality of the pedagogic relationship and therefore the health of their actors. The study’s leading question was the following: “To what extent can teacher’s health be affected by the quality of pedagogic relationship?”. The study involved 12 teachers (who teach 9th grade at a school in the urban centre of Braga, one of each different subject) and 265 students (9th graders, attending the same school). In order to answer the problem an interview and a survey took place, applied to teachers and students, respectively. The output from teachers and students allowed the following conclusions: 1) there are differences in the representations of teachers and students, 2) the quality of the pedagogic relationship is centered on the excessive concerning with compliance, 3) the disruptive behaviours/indiscipline among students are the source of physical and emotional exhaustion of teachers affecting their health and professional performance |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14950 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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