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https://hdl.handle.net/1822/14916
Título: | A avaliação do conhecimento gramatical 'oficial': estudo dos exames nacionais de Português de 2010 |
Autor(es): | Silva, António Carvalho da Silva, Ana Paula T. C. |
Palavras-chave: | Exames nacionais Avaliação gramatical |
Data: | Mar-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Na última década e a nível nacional, as provas de aferição e os exames nacionais vêm sendo objecto de polémicas, vindas de distintos quadrantes e de que é exemplo o editorial do jornal Público de 22/6/2009: “Exames 2009: como se prepara o ‘sucesso’ fácil”. Em termos da avaliação educacional, se aceitarmos que “a avaliação é sinónimo de sucesso” (Pacheco & Zabalza, 1995: 7), tal significará que, ao estudar a avaliação externa, poderemos contribuir para uma compreensão sustentada da educação em línguas. Além disso, entendendo a avaliação do conhecimento gramatical “oficial” como um factor constitutivo das disciplinas de Português, será possível descrever como são representados e avaliados os conhecimentos explícitos sobre o ensino da língua materna. Neste quadro, pretende-se, neste estudo, aprofundar a análise do domínio da gramática em provas de avaliação externa, comparando as provas de aferição de Língua Portuguesa do 4º e do 6º anos de escolaridade e os exames do 9º e do 12º anos, todos realizados no ano lectivo de 2009/2010. Com esta finalidade, o trabalho desenvolver-se-á de acordo com as seguintes dimensões de análise: a) delimitação da estrutura das diferentes provas de avaliação em Português, de acordo com domínios correntes como a leitura, a escrita ou a gramática; b) identificação dos tipos de pergunta e dos conteúdos implicados na avaliação do saber gramatical; c) categorização das questões segundo três níveis - reconhecimento, produção e explicitação dos conhecimentos sobre a língua. Para além de compreender melhor o papel da regulação externa dos saberes relativos ao conhecimento explícito da língua, deste estudo retirar-se-ão conclusões acerca das novas formas de (re)configuração da gramática escolar. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14916 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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