Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/14706

TitleO portefólio multidisciplinar - movido através do conceito e-portfólio - como dispositivo de integração curricular : contributos para o sucesso educativo
Author(s)Alves, Élia Maria Oliveira de Sousa
Advisor(s)Viana, Isabel Carvalho
Issue date2010
Abstract(s)Este estudo visa partilhar a possibilidade da utilização do portefólio multidisciplinar como dispositivo de integração curricular movido através do conceito e-portefólio. A motivação que nos levou a escolher o portefólio multidisciplinar, prende-se com a necessidade que sentimos para a aprendizagem e para o ensino, dado que estas se encontram numa relação dialógica, permitindo-nos simultaneamente ensinar e aprender, “a ensinar, também, se aprende” (Pienda, 2009: 21), promover a integração curricular e o nosso desenvolvimento pessoal e profissional aliado ao eternal student. Decorre do enquadramento dado pela Sociedade em rede, da Informação e do Conhecimento, pelo European Institute for E-learning e pelo Programa – Ligar Portugal –, o qual refere que, em 2010, os estudantes devem ser portadores do e-portefólio, acrescido de todo o contexto tecnológico, da necessidade de articular a teoria e a prática e adequar estratégias globalizadas que são mais apelativas. A natureza do estudo enquadra-se no paradigma qualitativo de cariz descritivo/interpretativo com características de investigação-acção. O trabalho empírico pautou-se pela confiança e empatia criada entre investigadora e participantes, tendo assumido o papel de investigadora participante. O desenho do estudo foi-se delineando, traçando uma trajectória flexível no respeito pelo contexto natural (Bodgan & Biklen, 1994). Analisámos os constrangimentos e potencialidades que limitam ou possibilitam a participação dos alunos, professores e pais na construção do e-portefólio. De acordo com as opiniões dos participantes intervenientes no estudo, o e-portefólio permite que todos aprendam. O e-portefólio revelou-se um veículo promotor de comunicação entre orientadores educativos, alunos e encarregados de educação, todavia carece que sejam ultrapassados os constrangimentos sentidos a fim de ser melhor rentabilizado. Nesta teia de relações, foi possível observar indicadores de projectos integradores (tais como a integração das experiências, integração do social e integração do conhecimento), bem como uma participação parental sustentável, na medida em que os pais são encorajados a participar e estes participam de forma proactiva, a qual emerge como um dos pilares necessários ao sucesso. Mediante os dados recolhidos, parece-nos pertinente integrar o portefólio multidisciplinar como dispositivo de integração curricular e promotor da mudança das práticas, bem como ser capaz de proporcionar uma visão mais holística do trabalho desenvolvido e apreendido.
This study aims to share the possibility of using multidisciplinary portfolio curriculum integration as a device to move through the e-portfolio concept. The motivation that led us to choose the multidisciplinary portfolio relates to the need for learning while teaching, as both are in a dialogic relationship, allowing us to simultaneously teach and learn, “when teaching, one also learns” (Pienda, 2009: 21), promoting curricular integration and our personal and professional development along with the eternal student concept. It follows the guidelines given by the Company Network of Information and Knowledge, by the European Institute for E-learning and the Program - Connecting Portugal - which states that in 2010, students must hold the e-portfolio, plus all the technological context, the need to link theory and practice and adapt globalized strategies that are more appealing. The nature of the study fits into the qualitative paradigm of both descriptive and interpretative nature which show action/research characteristics. The empirical work was guided by empathy and trust established between researcher and participants with me assuming the role of a participant researcher. The study design was to be delineated by drawing a flexible path which respects the natural context (Bodgan & Biklen, 1994). We examined the constraints and capabilities that enable or limit the participation of students, teachers and parents in building the e-portfolio. According to the views of participants involved in the study, the e-portfolio allows everyone to learn. The e-portfolio proved to be a vehicle that promotes communication between teachers, students and parents, but needs overcoming all constraints felt to be better effective. In this web of relationships, it was possible to observe integrating projects indicators (such as integration of experiences as well as social and knowledge integration) and even a sustainable parental involvement, to the extent that parents are encouraged to attend and actually participate in these proactively, with this participation emerging as one of the necessary pillars for success. Through the collected data, it seems appropriate to integrate the portfolio as a device for multidisciplinary portfolio curriculum integration and as a promoter of changing practices as well as it being able to provide a more holistic view of work and meaning.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14706
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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