Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14681

TítuloTIC e processos de auto-regulação da aprendizagem
Autor(es)Lima, José Carlos Maciel Pires de
Silva, Bento Duarte
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Uma das razões para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE) é o facto da relação Homem-Computador permitir situações de individualização, favorecendo adaptações a ritmos de aprendizagem diferenciados. Emergem desta individualização aspectos como auto-estudo e auto-regulação das aprendizagens. Este texto trata de uma investigação sobre esta problemática, incidindo na utilização de Tecnologias Educativas para suporte do desenvolvimento de processos da auto-regulação das aprendizagens. O campo de investigação foi a realização de um minicurso, junto de um grupo de oito alunos de uma turma do 11º ano, que frequentam o serviço de apoio educativo na disciplina de Matemática. Realizaram-se oito sessões que incidiram na sensibilização dos alunos para uma auto-reflexão sobre as suas práticas de estudo, dando a conhecer os mecanismos de organização e utilização de estratégias do estudo, memorização e controlo volitivo, sendo conjuntamente tratados os conteúdos curriculares da disciplina havendo o suporte a tecnologias multimédia da “Escola Virtual” (da Porto Editora). Seguimos uma metodologia qualitativa, através de observação, inquéritos aos alunos e entrevistas aos professores (titular da turma e de apoio educativo), e adaptamos os factores de auto-regulação da análise da “Instrumentalidade dos processos de Autoregulação da Aprendizagem – Ensino Básico” proposta por Rosário (2004) e Lourenço (2007).
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoCitação bibliográfica: Lima, José Carlos & SILVA, Bento (2010). TIC e processos de auto-regulação da aprendizagem. In Almeida, Leandro S., Silva, Bento D. & Caires, Susana (orgs.) (2010). Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Braga: CIEd - Universidade do Minho pp. 747-759 (ISBN: 978-972-8746-87-2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14681
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TIC e processos de auto-regulação da aprendizagem.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID