Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14590

TítuloO desenvolvimento de um hiperdocumento sobre a resolução de problemas e sua utilização na aprendizagem : um estudo de caso com alunos do 6.º Ano
Autor(es)Machado, António Diogo Ferreira Leite de Novais
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Rosário, Pedro
Data2010
Resumo(s)Assistimos, presentemente, a uma revolução tecnológica a operar-se em vagas nas escolas portuguesas. Graças ao Plano Tecnológico para a Educação, as escolas têm vindo a ser apetrechadas de recursos tecnológicos propiciadoras de maior envolvimento por parte dos alunos na sua aprendizagem. Conscientes da influência que a tecnologia exerce sobre os alunos, e pretendendo ir ao encontro dos objectivos definidos no novo Programa de Matemática para o Ensino Básico, desenvolvemos o presente estudo baseado na utilização de um hiperdocumento sobre a resolução de problemas. Pretendemos, assim, fornecer informações sobre a eficácia da utilização de hiperdocumentos elaborados segundo uma lógica de auto-regulação na aquisição de conhecimentos. Foram objectivos do estudo: 1) Construir um hiperdocumento interactivo sobre a resolução de problemas; 2) Verificar a eficácia do hiperdocumento concebido na resolução de problemas pelos alunos, através da análise das suas verbalizações e 3) Analisar os processos cognitivos utilizados pelos alunos durante o processo de resolução de problemas. Tendo em conta os objectivos do estudo e os recursos humanos disponíveis, optou-se por desenvolver um estudo qualitativo, num formato de estudo de caso envolvendo oito alunos do 6.º ano de escolaridade. Primeiramente foi construído um hiperdocumento interactivo baseado nos contributos de auto-regulação da aprendizagem e do processo de resolução de problemas. Os participantes resolveram um problema antes de estudar o hiperdocumento e outro após a realização desta tarefa. Os dados recolhidos através das verbalizações dos alunos no pré e pós-teste, foram sujeitos a análise de conteúdo e comparados com um quadro conceptual de síntese desenvolvido para o efeito. Os resultados obtidos indiciam diferenças nos processos desenvolvidos durante a resolução de problemas, antes e depois da exploração do hiperdocumento, o que parece fundamentar a utilização deste tipo de materiais interactivos e promotores da auto-regulação dos alunos, promovendo mais empenho, maior interacção e facilitando a compreensão das matérias leccionadas e o sucesso escolar.
We are presently witnessing a technological revolution operating in waves in portuguese schools. Due to the Technological Plan for Education, schools are being equipped with technological resources that enhance a larger student involvement in their education. Knowing this technological influence in students, and being aware of the objectives in the New Math Program, we developed the present study based in the use of a hyperdocument to help students in problem solving tasks. We intend to collect information about the efficiency of the use of selfregulation hyperdocuments in the acquisition of new learnings. The objectives of this study are to: 1) build an interactive hyperdocument to help students in problem solving, 2) verify the efficiency of the hyperdocument through the analysis of think-aloud protocols and 3) analyse student mental processes throughout problem solving. Due to the human resources available at the time, we developed a qualitative study, based in a case study with eight 6th grade students. Firstly we develop an interactive hyperdocument based in self-regulated learning and problem solving tasks contributions. The participants were involved in a problem solving task before exploring the hyperdocument and again after it. The data gathered trough think-aloud protocols were compared to info in a table developed earlier. The results suggest advantages in the use of the hyperdocument, supporting the importance of the use of interactive and technological platforms in promoting self-regulation in students, thereby promoting more motivation, interaction, comprehension and school success.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14590
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID