Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14299

TítuloO Director, o novo rosto da escola? : um estudo de caso sobre concepções e práticas do Director na gestão de uma escola secundária
Autor(es)Ferreira, Nuno José Carrola
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Data2010
Resumo(s)Esta dissertação é o resultado de uma investigação, realizada numa escola secundária não agrupada do norte do país, que teve como principais objectivos analisar criticamente a política de implantação e o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal à luz do DL 75/2008, bem como caracterizar a praxis do seu Director na gestão quotidiana. Sustentando-se nos modelos cultural e burocrático de análise organizacional, a pesquisa procurou indagar até que ponto o actual órgão de gestão e liderança unipessoal, perspectivado como instância de regulação cultural e simbólica, tem sido capaz, no primeiro ano de implementação do actual regime de autonomia, administração e gestão das escolas, de levar os professores a partilharem e a identificarem-se, segundo uma lógica integradora, com os valores e a missão da escola defendidos pelas orientações políticas e ideológicas, ou, pelo contrário, se o estilo de liderança teve em conta a ocorrência de diferentes manifestações culturais no espaço organizacional, respeitando as autonomias individuais, grupais e colectivas, bem como os diversos valores, crenças e ideologias que enformam a cultura organizacional escolar. Inscrita nas abordagens qualitativas e interpretativas, esta pesquisa enveredou por um estudo de caso sincrónico, com algumas nuances etnográficas, realizado no ano lectivo 2009/2010, tendo recorrido para o efeito às técnicas de observação directa não participante, de entrevista, de conversas informais e de pesquisa documental. A partir dos dados recolhidos nos diferentes momentos de observação directa não participante, em especial no Gabinete do Director (52h), em duas sessões do Conselho Pedagógico, numa sessão do Conselho Geral e numa reunião Geral de Professores, foi possível caracterizar o estilo de gestão e liderança do Director, tendo como referência um modelo analítico, que articula os estilos de liderança com as manifestações da cultura organizacional em contexto escolar. Esta investigação permitiu concluir que o estilo de gestão e liderança adoptado pelo Director é híbrido, contudo, tendencialmente, assumiu uma lógica mais racional e hierárquica e menos democrática. Por outro lado, apesar da tendência crescente de incorporação de valores oriundos das dimensões política e de mercado no estilo de gestão e liderança, seguindo uma lógica de integração e de partilha de valores, o líder escolar não teve capacidade de homogeneizar e uniformizar a cultura organizacional escolar, revelando que a escola é um espaço onde continuam a coabitar diferentes valores, crenças e ideologias.
Cette dissertation est le résultat d’un travail d’investigation, réalisée dans un établissement situé au Nord du pays, dont les principaux objectifs ont été procéder à une analyse critique de la politique d’implantation et du mode de fonctionnement de l’orgue de gestion unipersonnel selon le DL 75/2008, ainsi comme la caractérisation de la praxis menée par son chef d’établissement au jour le jour. En s’appuyant sur nos modèles culturel et burocratique de l’analyse organisationnelle, ce travail a eu comme intention connaitre à quel point l’orgue de gestion et de leadership unipersonnel, vu comme un moyen de régulation culturelle et symbolique, a été capable, lors de la première année de mise en oeuvre de l’actuel régime d’autonomie, administration et gestion des établissements, de mener les professeurs à partager et à s’identifier, selon une logique d’intégration, les valeurs et la mission de l’école défendus dans les orientations politiques et idéologiques, ou, bien au contraire, ce style de leadership a tenu compte des différentes manifestations culturelles dans l’espace organisationnel de l’établissement scolaire, respectant les autonomies individuelles, de groupe ou collectives, ainsi comme les différentes valeurs, croyances et idéologies qui constituent la culture organisationnelle scolaire. Suivant les abordages qualitatifs e interprétatifs, ce travail d’investigation est une étude de cas synchronique, avec quelques nuances ethnographiques, réalisée dans l’année 2009/2010, ayant été utilisées comme techniques l’observation directe non participante, l’interview, les conversations informelle et la recherche documentaire. À partir des données recueillies pendant les différents moments de l’observation directe non participante, surtout dans le bureau du chef d’établissement (52h), pendant deux réunions du Conseil Pédagogique, une réunion du Conseil Général et une réunion Générale de Professeurs, il a été possible de caractériser le style de gestion et leadership du chef d’établissement, ayant comme référentiel un modèle analytique, qui articule les styles de leadership avec les manifestations de la culture organisationnelle en contexte scolaire. Ce travail de recherche a permis conclure que le style de gestion e leadership adopté par le chef d’établissement est hybride, qui a suivi une logique plus rationnelle et hiérarchique et moins démocratique. D’un autre côté, malgré la tendance croissance d’inclure des valeurs venues des dimensions politique et économique au style de gestion et leadership, suivant une logique d’intégration et de partage de valeurs, le leader scolaire n’a pas réussi à homogénéiser et uniformiser la culture organisationnelle scolaire, ce qui révèle que l’école continue à être un espace où cohabitent différentes valeurs, croyances et idéologies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14299
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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