Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14189

TítuloO papel da estética e da teoria crítica na pedagogia de educação de adultos
Autor(es)Barbosa, Fátima
Pereira, Sílvia Raquel
Palavras-chaveEstética
Educação
Educação de adultos,
Teoria crítica
Data8-Nov-2011
Resumo(s)A sociedade actual é fruto de uma racionalidade instrumental que privilegia a técnica, privando assim o modelo de educação integral. Neste trabalho, pretendemos apresentar diferentes alternativas para a transformação da educação enquanto promotora da transformação individual e social. Baseando-nos nos princípios fundamentais da teoria crítica aplicados à educação, exploramos os contributos da estética e da teoria crítica para a construção de uma pedagogia crítica e emancipatória, nomeadamente no que concerne a educação de adultos. A estética apresenta-se sobretudo como uma possibilidade de dar sentido a um projecto educativo, constituindo-se como uma alternativa ao monopólio do conhecimento científico nos nossos sistemas educativos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14189
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O papel da estetica e da teoria critica na pedagogia de educação de adultos.pdf223,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID