Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/13820

TitleEducação a distância em Moçambique : um contributo para o “estado da arte”
Author(s)Mussa, Julião Artur Francisco
Advisor(s)Gomes, Maria João
KeywordsMoçambique
EaD
TIC
Gestores
IES
Mozambique
DE
ICT
Managers
Issue date2010
Abstract(s)A presente dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho. O estudo faz a análise do ―estado de arte‖ da Educação a Distância em Moçambique, reflectindo sobre os procedimentos da utilização das tecnologias de informação e comunicação, na Educação a Distância, tendo em conta o desenvolvimento da WEB 2.0. Três questões nortearam o nosso trabalho: 1. Qual é o quadro legislativo e normativo moçambicano, no que se refere à Educação a Distância (EaD)? 2. Qual é o panorama nacional moçambicano, no que se refere à adopção de práticas de EaD, particularmente por parte das instituições do ensino superior? 3. Quais são as perspectivas gerais de gestores e outros intervenientes em EaD em Moçambique, relativamente á realidade e ao potencial da EaD no país? Para a concretização dos objectivos referenciados, privilegiámos a utilização de um questionário escrito, como instrumento de recolha. Fez-se a análise documental, no sentido de confrontar com opinião dos gestores de EaD que constituiram a nossa amostra. A confrontação dos resultados num quadro permitiu-nos perceber que a utilização das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) tem contribuído para a transformação da aprendizagem. Uma parte significativa desta transformação está relacionada com a aplicação destas tecnologias na Educação a Distância (EaD), como veículo para alcançar novos públicos e desenvolver novas metodologias de ensino, alternativas ao ensino presencial, ou que constituam elementos articulados, complementares ou integrantes, do ensino presencial. A principal conclusão a que chegamos é que a EaD traz em si uma revolução nos paradigmas educacionais actuais, na medida em que oferece diversas oportunidades às instituições de ensino, quer ao nível do ensino básico e secundário, quer ao nível do ensino superior, para integrar e enriquecer os materiais de ensino e aprendizagem. Além disso, proporciona novas formas de interacção e comunicação, entre professores e alunos. Para a utilização das TIC no desenvolvimento do EaD em Moçambique, necessita de um trabalho conjunto que permita a racionalização dos recursos TIC disponíveis, uma planificação e um esforço constante.
This work falls within the scope of the Master in Educational Sciences, in the area of Educational Technology at the University of Minho. The study analyses the "state of the art" of Distance Education in Mozambique, reflecting on the procedures for the use of Information and Communication Technologies in distance education according the development of WEB 2.0. Three questions guided our work: 1. What is the legislative and regulatory framework in Mozambique, concerning the distance education? 2. What is the Mozambican national panorama regarding the adoption of practices of the Distance Education, particularly the institutions of higher education? 3. What are the prospects of general managers and other stakeholders in Distance Education in Mozambique in relation of the reality and potential of Distance Education in the country? For the achievement of this work‘s goals, we emphasized the use of a written questionnaire as a tool to collect data. The document analysis was made in order to confront managers' opinion of Distance Learning, which constituted our sample. The comparison of the results within a framework, allowed us to perceive that the use of new Information and Communication Technology (ICT) had contributed to the transformation of learning. A significant part of this transformation is related to the application of these technologies in Distance Education (EaD), as a manner to reach new audiences and develop new teaching methodologies, classroom-learning alternatives to or as part of articulated elements, complementary or integrant, of the classroom learning. The main conclusion we reached is that Distance Education brings in itself a revolution in current educational paradigms, as it offers several opportunities to educational institutions, whether at the primary and secondary level, or at the higher education, to integrate and improve the teaching and learning materials. Besides, it provides new forms of interaction and communication between teachers and students. For the use of Information and Communication Technologies in the development of Distance Education in Mozambique, has the need of a joint work to enable the rationalization of ICT resources available, planning and constant effort.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13820
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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