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dc.contributor.advisorVeloso, Esmeraldina-
dc.contributor.authorPinto, Mariana Machado Gomes-
dc.date.accessioned2011-10-03T15:24:18Z-
dc.date.available2011-10-03T15:24:18Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13763-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)por
dc.description.abstractA presente dissertação identifica-se como um estudo de caso desenvolvido na área de especialização em Educação de Adultos, no âmbito do Mestrado em Educação. Este trabalho tem como objectivos de estudo o analisar os motivos de um grupo de Adultos, essencialmente constituído por mulheres, para frequentarem uma Universidade da Terceira Idade no Norte do país, assim como indagar a classe social a que pertencem. A componente empírica desta investigação decorreu no ano de 2009 e teve como palco uma Universidade da Terceira Idade do Norte do país. A opção por esta instituição prende-se com o facto de ser uma instituição com mais de 20 anos de funcionamento, que tem vindo a ganhar visibilidade no distrito em que se insere, destinada a uma população que até ao início das reformas após o 25 de Abril de 1974 era vista como, dependente, decrépita e sem capacidades para aprender. As metodologias desenvolvidas na investigação vigoram na análise documental, na observação directa e no inquérito por questionário do qual resultaram as análises estatísticas de tipo descritivo. Os resultados desta investigação permitiram-nos concluir que as Universidades da Terceira Idade privilegiam o acesso à cultura, à educação, ao lazer e ao convívio de certos grupos sociais de idosos. Verificamos também que estas instituições são um local onde predominam essencialmente idosas do género feminino que durante a sua vida exerceram profissões num contexto escolar, nomeadamente professoras do primeiro ciclo do ensino básico.por
dc.description.abstractThis dissertation identifies itself as a study developed in the area of Adult Education within the Master of Education. This study aims to examine the reasons for a group of adults, mainly women, to attend a Senior University in the north of the country, as well as to investigate the social class they belong to. The empirical component of this research took place in 2009 and was observed in a Senior University in the North of the country. The choice of this institution lies in the fact that it is an institution with more than 20 years of teaching, which has been increasing in the district where it is located, for a population that until the reforms after 25 April 1974 was seen as dependent, decrepit and with no capacity to learn. The methodologies developed in the research prevailed in document analysis, direct observation and questionnaire survey, which led to the analysis of descriptive statistics. The results of this investigation allowed us to conclude that the Senior Universities enables the access to culture, education, leisure and a better way of living of certain senior groups. We also found that these institutions are dominated essentially by elder female gender that had past jobs related to education, particularly as teachers of primary schools.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleEducação, género e classe : estudo numa universidade da terceira idadepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc374.7por
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