Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13740
Título: | Segurança na escola e gestão organizacional : perspectivas de directores de escolas |
Autor(es): | Rodrigues, Lígia Maria Batista |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Este trabalho consiste num estudo desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da
Educação, área de especialização em Administração Educacional, promovido pelo Instituto de
Educação da Universidade do Minho e tem como temática principal a relação entre segurança na
escola pública portuguesa e gestão organizacional, na perspectiva dos gestores de topo – os directores.
Os principais objectivos da presente dissertação consistem em, por um lado, compreender a forma
como a escola pública, enquanto organização, encara o problema da segurança e como esta se
reflecte no clima de escola, e, por outro, avaliar com base numa pesquisa empírica, a presença ou
ausência de sinais fortes de uma cultura organizacional de segurança ao nível da gestão de topo das
escolas
No enquadramento teórico, o estudo fundamenta-se em contributos conceptuais provenientes
maioritariamente de teorias organizacionais, que tomam como objecto de análise a escola. De forma a
permitir a análise e a discussão da problemática da segurança na escola, numa dimensão
organizacional, e na perspectiva dos seus directores, apresenta-se uma contextualização política e
histórica da resposta oficial das autoridades educativas em Portugal no âmbito da temática da
segurança educativa, centrando-se a análise sobretudo nas duas últimas décadas.
Do ponto de vista metodológico, o trabalho de campo foi desenvolvido com recurso a um
estudo inspirado na metodologia de estudo de caso, com características predominantemente
qualitativas. No processo de recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental e à entrevista. A
investigação envolveu dez directores de escolas (agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas),
situadas em dois concelhos da região norte de Portugal. This work is a study for a Master Degree on Education Sciences, within the specialization in Educational Administration, organized by the Institute of Education at the University of Minho. Its main theme deals with the relationship between security in Portuguese Public Schools and organizational management from the perspective of top managers - directors. The main objectives of this dissertation are both to understand how the Public School, as an organization, faces the problem of security and how this is reflected on school environment, and to assess (based on an empirical research), the presence or absence of strong signs of an organizational culture of safety at the schools‟ top management. In the theoretical framework, the study is based on conceptual input from a majority of organizational theories, which take the school as their object of analysis. In order to enable the analysis and discussion of the issue of safety in schools- in an organizational dimension, and in the view of its directors-, a historical and political context of official response is presented from the education authorities in Portugal concerned with safety education. The analysis is especially focused on the last two decades. From the methodological point of view, the field work was carried out using a study inspired by the methods of case study with predominantly qualitative features. In the process of data collection I used documental research and interviews. The investigation involved ten directors (groups of schools or schools not combined), located in two regions in northern Portugal. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13740 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lígia Maria Batista Rodrigues.pdf | 4,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |