Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13729

TítuloIntegração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias
Autor(es)Sousa, Maria Manuela Magalhães Carvalho de
Orientador(es)Candeias, Isabel
Ramos, Altina
Palavras-chaveIntegração curricular
Projecto curricular de turma
Inovação educativa
Tecnologias de informação e comunicação
Class curricular project
Innovation
ICT curricular integration
ICT
Primary school
Data2010
Resumo(s)A investigação que realizámos centra-se no desenvolvimento de um projecto de integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e na identificação da sua incidência na aprendizagem. Organizado a partir de processos de articulação curricular inerentes à construção do Projecto Curricular de Turma e estruturado na concepção, desenvolvimento e avaliação de estratégias de aprendizagem em que se utilizaram as TIC como suporte para a articulação de conteúdos, para a construção de significados e para gerar espaços de participação, teve como suporte o trabalho reflexivo e colaborativo desenvolvido pelo professor, o investigador e os alunos. Trata-se de um estudo de caso, realizado em contexto de sala de aula, com uma turma de 23 alunos do 4.º Ano de escolaridade de uma escola do Primeiro Ciclo de uma zona semiurbana do Norte do país. Os dados foram recolhidos a partir de análise documental, observação participante, questionários de resposta aberta e entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados permitiu-nos salientar o contributo das TIC como ferramenta potenciadora da integração curricular e a sua relevância como facilitadora da aprendizagem dos alunos.
The research we conducted focuses on developing a draft curriculum integration of Information and Communication Technologies (ICT) and the identification of their impacts on learning. This is the result of reflections, dynamics and collaboration among a schoolteacher, their scholars and the researcher. It‘s organized from curricular design and the process's structures involved in building the Class Curricular Project to develop and evaluate learning strategies in which ICT is supporting the curricular articulation for construction of meaning and to create and share participation spaces. The case study was conducted in the context of a primary classroom which has 23 students of grade 4 (four years schooling) in a semi-rural area of the north of Portugal. Collected data come from analysis of documents, participant observation, open response questionnaires inquiry and semi-structured interviews. In our conclusions, we highlight the contribution of ICT as potential tools for curriculum integration, helping the construction of Class Curriculum Project and its importance to student learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13729
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Mestrado_ICTIC_CoApTec.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID