Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13729
Título: | Integração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias |
Autor(es): | Sousa, Maria Manuela Magalhães Carvalho de |
Orientador(es): | Candeias, Isabel Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Integração curricular Projecto curricular de turma Inovação educativa Tecnologias de informação e comunicação Class curricular project Innovation ICT curricular integration ICT Primary school |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A investigação que realizámos centra-se no desenvolvimento de um projecto de integração
curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e na identificação da sua
incidência na aprendizagem. Organizado a partir de processos de articulação curricular inerentes
à construção do Projecto Curricular de Turma e estruturado na concepção, desenvolvimento e
avaliação de estratégias de aprendizagem em que se utilizaram as TIC como suporte para a
articulação de conteúdos, para a construção de significados e para gerar espaços de
participação, teve como suporte o trabalho reflexivo e colaborativo desenvolvido pelo professor, o
investigador e os alunos.
Trata-se de um estudo de caso, realizado em contexto de sala de aula, com uma turma de
23 alunos do 4.º Ano de escolaridade de uma escola do Primeiro Ciclo de uma zona semiurbana
do Norte do país.
Os dados foram recolhidos a partir de análise documental, observação participante,
questionários de resposta aberta e entrevistas semi-estruturadas.
A análise de dados permitiu-nos salientar o contributo das TIC como ferramenta
potenciadora da integração curricular e a sua relevância como facilitadora da aprendizagem dos
alunos. The research we conducted focuses on developing a draft curriculum integration of Information and Communication Technologies (ICT) and the identification of their impacts on learning. This is the result of reflections, dynamics and collaboration among a schoolteacher, their scholars and the researcher. It‘s organized from curricular design and the process's structures involved in building the Class Curricular Project to develop and evaluate learning strategies in which ICT is supporting the curricular articulation for construction of meaning and to create and share participation spaces. The case study was conducted in the context of a primary classroom which has 23 students of grade 4 (four years schooling) in a semi-rural area of the north of Portugal. Collected data come from analysis of documents, participant observation, open response questionnaires inquiry and semi-structured interviews. In our conclusions, we highlight the contribution of ICT as potential tools for curriculum integration, helping the construction of Class Curriculum Project and its importance to student learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13729 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Mestrado_ICTIC_CoApTec.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |