Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13711

TítuloContributo para a construção de um currículo cognitivo de intervenção precoce na faixa etária dos 0 aos 3 anos
Autor(es)Silva, Margarida Alexandra dos Santos e
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Pereira, Ana Paula da Silva
Data2010
Resumo(s)A dissertação de Mestrado em Educação Especial – especialização no ramo de Intervenção Precoce que se segue tem como principal objectivo dar um relevante Contributo para a Construção de um Currículo Cognitivo de Intervenção Precoce, dos zero aos três anos. Baseado no modelo de intervenção precoce actual, este currículo propõe-se a ser centrado na família e nas suas forças, capacidades e recursos. Encarando a cognição como o ponto de origem de todo o desenvolvimento da criança, o currículo proposto subdivide-se em dezasseis áreas: Atenção, Conceito de Objecto, Causalidade, Imitação, Memória, Conhecimento do Corpo, Componente Linguística da Cognição, Jogo Simbólico, Percepção, Categorização, Aquisição de Conceitos Básicos, Sequenciação, Estruturação Espacial, Estruturação Temporal, Resolução de Problemas e Pré-Requisitos Académicos. Para facilitar a intervenção, foram formuladas estratégias de intervenção para cada objectivo contido no currículo passíveis de implementar em todos os contextos da criança.
This thesis in Special Education, specialized in Early Intervention has the major goal to give an important contribution for the elaboration of a cognitive curriculum of early intervention, from zero to three years. Based on the actual model of early intervention, this curriculum is family centered and based on its strengths, abilities and resources. Facing the cognition as the origin of the child development, the curriculum is subdivided in sixteen areas: Attention, Object Concept, Causality, Imitation, Memory, Body Knowledge, Linguistic Component of Cognition, Symbolic Play, Perception, Categorization, Basic Concepts, Sequencing, Spatial Organization, Temporal Organization, Problem Solving and Pre-Academic Skills. As a way of turning the intervention less complex, were made strategies of intervention for each goal of the curriculum wich are possible to implement in a large number of the children contexts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização no ramo de Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13711
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida Alexandra dos Santos e Silva.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID