Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13711
Título: | Contributo para a construção de um currículo cognitivo de intervenção precoce na faixa etária dos 0 aos 3 anos |
Autor(es): | Silva, Margarida Alexandra dos Santos e |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria Pereira, Ana Paula da Silva |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A dissertação de Mestrado em Educação Especial – especialização no ramo de
Intervenção Precoce que se segue tem como principal objectivo dar um relevante
Contributo para a Construção de um Currículo Cognitivo de Intervenção Precoce,
dos zero aos três anos. Baseado no modelo de intervenção precoce actual, este
currículo propõe-se a ser centrado na família e nas suas forças, capacidades e
recursos.
Encarando a cognição como o ponto de origem de todo o desenvolvimento da
criança, o currículo proposto subdivide-se em dezasseis áreas: Atenção, Conceito
de Objecto, Causalidade, Imitação, Memória, Conhecimento do Corpo, Componente
Linguística da Cognição, Jogo Simbólico, Percepção, Categorização, Aquisição de
Conceitos Básicos, Sequenciação, Estruturação Espacial, Estruturação Temporal,
Resolução de Problemas e Pré-Requisitos Académicos.
Para facilitar a intervenção, foram formuladas estratégias de intervenção para cada
objectivo contido no currículo passíveis de implementar em todos os contextos da
criança. This thesis in Special Education, specialized in Early Intervention has the major goal to give an important contribution for the elaboration of a cognitive curriculum of early intervention, from zero to three years. Based on the actual model of early intervention, this curriculum is family centered and based on its strengths, abilities and resources. Facing the cognition as the origin of the child development, the curriculum is subdivided in sixteen areas: Attention, Object Concept, Causality, Imitation, Memory, Body Knowledge, Linguistic Component of Cognition, Symbolic Play, Perception, Categorization, Basic Concepts, Sequencing, Spatial Organization, Temporal Organization, Problem Solving and Pre-Academic Skills. As a way of turning the intervention less complex, were made strategies of intervention for each goal of the curriculum wich are possible to implement in a large number of the children contexts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização no ramo de Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13711 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Margarida Alexandra dos Santos e Silva.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |