Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13665
Título: | Perspectivas organizacionais sobre a liderança colegial em contexto educativo : um estudo de caso |
Autor(es): | Soares, Maria Inês Pereira Pinto |
Orientador(es): | Silva, Guilherme Rego da |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Perspectivas Organizacionais sobre a Liderança Colegial em Contexto Educativo: um
Estudo de Caso, com o sub-tema - A Liderança na Escola E.B. 2/3 Rio Sousa: Contributo para
uma Análise Sociológica e Política dos Processos de Decisão Desenvolvidos no Seio
Organizacional.
O presente trabalho, centrado na análise da uma Organização Escolar, mais precisamente nos seus
processos de tomada de decisão e estilo de liderança, procede, num primeiro momento, à revisão da
literatura relativa ao conceito de Organização Escolar, aos diferentes modelos conceptuais e teóricos
associados a ela, bem como à perspectiva histórica do desenvolvimento do conceito de autonomia nas
escolas. Num segundo momento, é apresentado o estudo de caso realizado, dando a conhecer as
percepções de cinco elementos da Escola E.B. 2/3 Rio Sousa1 - Presidente e Vice-Presidente do CE,
Assessor Pedagógico, Representante do Pessoal Auxiliar e Representante dos EE - auscultados
através de entrevistas semi-estruturadas acerca de aspectos ligados i) ao processo de tomada de
decisão e à liderança do seu órgão de gestão, considerado colegial e ii) à autonomia desenvolvida na
escola. Para além desta metodologia, foram ainda recolhidos documentos internos à instituição cuja
análise de conteúdo foi feita e explorada.
Os dados obtidos indicam uma prevalência de características unipessoais na gestão da escola e não
de carácter colegial, bem como apontam para um estilo de liderança mais “autoritário”, de acordo com
a matriz da liderança micropolítica de Blase e Anderson (1995). Quanto à autonomia, tanto das
estruturas como da escola, verificou-se que esta é apenas “relativa” (Barroso, 1997), uma vez que não
existe uma dependência total do poder central, promovendo-se “infidelidades normativas” (Lima, 1998),
havendo situações de tomada de decisões autónomas. Organizational Perspectives about Collegial Leadership in Education Context: A Case Study, with second subject - A Leadership at EB 2/3 Rio Sousa School: Contribution towards Sociological and Political Analysis of Process about Developed Decisions within Organizational Environment. This present thesis, centered on the analysis of a school organization, more precisely on its decision making process and leadership style, proceed, at the beginning, on the revision of the literature in relation of the concept of School Organization, its different conceptual models and theoretical linked to it, as well as the historical perspective of the development of the concept of autonomy in schools. In the Second part, a study of a known case study was presented, letting known the five elements of EB 2/3 Rio Sousa School2 President and Vice President of the Executive Council (EC), Pedagogic Assessor, Human Resources Representative and EE Representative, sounded through semi-structured interviews about issues linked to i) a decision making process and leadership of their managerial tasks, considered collegial and ii) the autonomy developed at the school. Apart from the methodology, other internal documents also were collected, whose content were analyzed and explored. Data obtained indicate prevalence of individual characteristics in the school managerial system and not at the collegial level, as well as they pointed towards a leadership more “authoritarian”, according to the matrix of the Blase and Anderson (1995) micro-political leadership. With regards to the autonomy, from either structures and school, it emerged that this is only “relative” (Barroso, 1997), in the absence of total independence of the central power, self promoting “infidelities normative” (Lima, 1998), having situations in where autonomy decisions had to be taken. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13665 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |