Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1360

TítuloGeomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
Autor(es)Pereira, Paulo
Pereira, D. I.
Alves, M. I. Caetano
Meireles, Carlos
Palavras-chaveGeomorfologia
Parque Natural de Montesinho
Controlo estrutural
Superfícies de aplanamento
Data2003
EditoraUniversidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos Geológicos
CitaçãoPEREIRA, P. [et al.] - Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho : controlo estrutural e superfícies de aplanamento. “Ciências da Terra” [CD-ROM]. nº especial V (2003) C61-C64. ISSN 0254-055X.
Resumo(s)É apresentada uma observação geomorfológica de conjunto da área do Parque Natural de Montesinho (PNM), no que diz respeito aos controlos litológicos e tectónicos das grandes linhas da paisagem e às principais superfícies de aplanamento. O PNM, situado no nordeste de Portugal, encontra-se na transição entre o Planalto Transmontano e as Montanhas GalaicoLeonesas, apresentando por isso características de ambos os domínios paisagísticos. A tectónica alpina e a grande diversidade litológica associada a uma tectónica mais antiga são as principais condicionantes da geomorfologia da região. Por outro lado, a reactivação alpina de falhas antigas foi determinante na morfologia do sector oriental do parque. A paisagem do PNM reflecte ainda etapas de aplanamento, identificando-se quatro superfícies principais: 1300-1400 metros, na Serra de Montesinho; 1050-1150 metros, nas regiões de Guadramil, Soutelo e de Vinhais-Coroa; 900-950 metros, nas regiões da Alta Lombada, Aveleda (com depósitos fini-terciários), Espinhosela, Moimenta, Lomba e Pinheiros; 650-750 metros, na região de Bragança-Quintanilha, com presença de depósitos mio-pliocénicos. A superfície de Onor (850-900 metros) tem expressão local, no contexto da depressão tectónica de Baçal. O nível dos 900-950 metros é o mais representativo na área do PNM.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1360
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CCT - Artigos (Papers)/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cng_pereira.pdf927,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID