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TítuloEducação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa
Outro(s) título(s)Gifted student education in Brazil and Portugal: A comparative analysis
Autor(es)Fleith, Denise de Souza
Almeida, Leandro S.
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Miranda, Lúcia
Palavras-chaveSobredotação
Necessidades educativas
Desenvolvimento de talento
Brasil
Portugal
Giftedness
educational needs
talent development
Brazil
Data2010
EditoraEdições Universitárias Lusófonas
RevistaRevista Lusófona de Educação
Resumo(s)Este estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil em atenção aos alunos sobredotados, havendo uma maior consistência histórica e um maior reconhecimento social desta área. O desenvolvimento da área no Brasil assenta em três pilares: estruturas governativas da educação, associações e instituições de ensino superior, sendo que em Portugal o contributo por parte das entidades governativas ao desenvolvimento da área é inexistente. Face à proximidade linguística e cultural, e ao significativo intercâmbio académico entre os dois países, apontam-se algumas iniciativas para os próximos anos em prol do desenvolvimento da educação do aluno sobredotado. Essa aposta passa pela realização de estudos e publicações conjuntas ou pelo intercâmbio de estudantes e profissionais interessados na área.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13225
ISSN1645-7250
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
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Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal_Uma análise comparativa.pdf
Acesso restrito!
Artigo em Revista216,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

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