Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13179

TítuloDo sentir ao ler: contributo do texto poético para a compreensão da leitura
Autor(es)Mello, Maria Cristina Nogueira Lança de
Orientador(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Sequeira, Maria de Fátima
Data17-Mai-2011
Resumo(s)Este estudo sugere e proporciona uma aproximação à instrução literácita. Uma combinação de ideias construtivas, que envolve técnicas de solução de problemas, é apresentada, negociando com áreas da linguagem e desenvolvimento literácito, com a linguagem oral, com a leitura e a escrita, de forma concorrente e inter-relacionada. A linguagem ajuda o aprendente a dar significado ao mundo, a compreender e a ser compreendido. Como resultado, a linguagem e o sentido não podem ser separados um do outro, pois o desenvolvimento de um realça o desenvolvimento do outro. A literatura joga um papel importante na área literácita: serve como modelo para a aprendizagem da linguagem e propicia uma forte motivação para a aprendizagem da leitura e da escrita. Com efeito, é um trampolim para muitas actividades relacionadas com a literacia, que são ancoradas em experiências escolares. Estas implicações devem ser suportadas por uma perspectiva teórica da compreensão da linguagem e da leitura. Neste sentido, este estudo foca estratégias instrucionais, descrevendo um programa que sustenta um desenvolvimento literário a partir do nascimento até ao sexto ano de escolaridade. É reconhecido que as crianças começam a desenvolver formas precoces de linguagem e de capacidade literária de modo paralelo desde o nascimento. As condições que promovem as primeiras aprendizagens linguísticas constituem as mesmas condições que promovem um total desenvolvimento literácito, dado que são criadas no contexto social que envolve as crianças – a família e a escola –, ao fornecer-lhes numerosos exemplos de aproximação à escrita e à leitura. Assim, deve ser desenvolvida uma atitude de promoção de aspectos criativos que permitam que as crianças explorem mundos míticos e imaginados através da poesia. Deste ponto de vista, o texto poético é uma fonte para outros tipos de comunicação quer linguística quer simbólica. É evidente o prazer criado pelos jogos de linguagem. Os jogos poéticos encorajam a criatividade, tranformando-a numa ferramenta básica que facilita o exercício da imaginação. A linguagem literária torna-se, pois, uma fonte autêntica de conhecimento humano, promovendo uma profunda motivação para a aprendizagem da leitura e da escrita. É importante salientar que a literatura é uma forma de conhecer; daí que estejamos conscientes de que os materiais propostos para finalidades instrucionais são necessários para construir modelos de aprendizagem literácita, dado que a contribuição da literatura precoce para o desenvolvimento literácito das crianças mais jovens constitui uma marca duradoura. Este estudo não tem um intuito prescritivo. Não existe uma única maneira “certa” de implementar um programa literácito. Os professores devem ser encorajados a estabelecer processos para desenvolver as suas próprias unidades. O estudo fornece somente uma abordagem à instrução literácita que trata os benefícios dos textos poéticos que foram seleccionados com o propósito de desenvolver a capacidade crítica. A fim de tornar este estudo mais legível, as diversas áreas da literacia foram tratadas em capítulos diferentes.
This study provides an approach to literacy instruction. A blend of constructivist ideas that involve problem-solving techniques are presented dealing with areas of language and literacy development, oral language, reading and writing as concurrent and interrelated. Language helps a learner make sense of the world, understand and be understood. As a result, language and meaning cannot be severed from one another. The development of one enhances the development of the others. Literature plays an important role in literacy environment. Literature serves as a model for language learning and provides strong motivation for learning to read and write. It is a spring board for many literacy related activities anchored in real classroom experiences. These implications must be supported by a theoretic view of language and reading comprehension. In this sense, this study focused on instructional strategies, described a program that nurtures a literary development from birth to sixth grade. We know that children begin to develop early forms of language and literary ability concurrently from the day they are born. The conditions that promote first language learning are the same conditions that promote total literacy development. These conditions are created in the social context surrounding children – family and school, providing numerous examples of approximations of writing and reading. We must develop an attitude of promotion of creativity that allows children to explore mythic imaginary worlds through poetry. From this point a view, the poetic text is a bridge to other kind of communication: linguistic and symbolic. It is evident the pleasure created by the playful use of language. Poetic play encourages creativity and transforms itself into a basic tool making easier the exercise of imagination. The literary language becomes an authentic source of human knowledge and provides strong motivation for learning to read and write. Most important, literature is a way of knowing. We are aware that materials designed for instructional purpose are necessary for skill development and to accomplish standards for literacy learning. The contribution of early literature to literacy development of young children is a lasting one. The intent of this study is not prescriptive. There is no one “right” way to implement a literature-based program. Teachers must be encourage to engage in the process of developing their own units. It provides only an approach to literacy instruction that deals with benefits of poetic texts selected for the purpose of developing the capacity of critical awareness. To make this study more readable, we have treated the different areas of literacy in different chapters.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento de Literatura para a Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13179
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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