Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1288

TítuloEnsino superior e melancolia
Autor(es)Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chaveUniversidade
Modernidade
Razão pragmática
Media
Experiência
Imaginário trágico
Melancolia
Pensamento
Data2002
EditoraInstituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC)
CitaçãoMARTINS, Moisés de Lemos – “Ensino superior e melancolia”. Viana do Castelo : Instituto Politécnico de Viana de Castelo, 2002.
Resumo(s)Sonhando com a universalização do conhecimento, e também com a universalização da comunidade científica, o imaginário universitário foi um imaginário moderno desde a sua origem medieval. Mas com o advento de um tempo em que só parece justificável socialmente aquilo que é instrumental, e que, numa palavra, serve os desígnios de uma razão pragmática, todo o ensino superior passou a servir o mercado como único senhor e obedece às exigências da competitividade, como se a razão liberal fosse hoje o verdadeiro tribunal que julga da qualidade académica. Acabando por se descentrar e por passar a funcionar sobre eixos de sentido que não são os seus, a Universidade faz então da esquizofrenia o seu estado permanente, pelo que o ensino se atola no pedagogismo, a investigação deposita no mercado e na competição todas as esperanças de redenção e o serviço à comunidade é muitas vezes um mero pragmatismo, uma pressa indecorosa, um fazer sua a convicção generalizada de que temos direito a tudo e de que tudo tem um preço. A golpes de melancolia, afunda-se, pois, o pensamento, e, com ele, afunda-se o próprio ideal académico. A meu ver, no entanto, cabe à Universidade, como finalidade última, a salvaguarda das possibilidades da (a)ventura do pensamento, ou seja, cabe-lhe fazer do ensino e da ciência uma ideia, sem a qual o presente é uma pura forma de onde se ausentou toda a potência.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1288
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mmartins_EnsinoSuperior_2003.pdf105,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID