Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12543
Título: | As plataformas de aprendizagem nas conferências Challenges |
Autor(es): | Duarte, Joaquim Alberto Marques Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Challenges Ambiente virtual de aprendizagem Moodle Plataforma de aprendizagem elearning Web-based learning Learning management system |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Este texto apresenta os principais resultados decorrentes da análise das actas dos eventos Challenges dos anos de 2003, 2005, 2007 e 2009 no sentido de identificar os trabalhos com foco na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Com esta análise, centrada nas secções (formalmente ou não assim identificadas) de (i) introdução, (ii) metodologias de investigação ou descrição do desenvolvimento do trabalho e (iii) conclusões ou considerações
finais, pretendemos identificar alguns aspectos referentes ao uso de plataforma de gestão de aprendizagem Moodle. Com base nos dados recolhidos pudemos verificar que é nas edições dos anos de 2007 e 2009 que se verifica a existência de um número elevado de comunicações
com este foco. Constatamos também a existências de experiências de utilização e estudos referentes a todos os níveis de ensino (excepto pré-escolar) - do básico ao superior – e o desenvolvimento de actividades em áreas disciplinares muito diversificadas, com destaque para a matemática, e com foco nas potencialidades de interacção através de fóruns electrónicos. In this paper we present the information and conclusions obtained from the analysis of the Challenges events for the years 2003, 2005, 2007 and 2009 to identify the work focused on the use of virtual learning environments. With this analysis, focusing on sections (formally or not so identified) (i) introduction, (ii) research methodologies or description of development work and (iii) conclusions and final remarks, we intend to identify some aspects concerning for use of the learning management platform Moodle. Based on data collected we can see in 2007 and 2009 editions there is a large number of communications with this issues. We also note the existence of user experiences and studies related to all levels of education (excluding preschool) - from primary to university levels - and the development of activities in very diverse courses, especially mathematics, focused on the potential interaction through electronic forums. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12543 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Challenges-2001-JD-MJG.pdf | PDF com o artigo submetido | 1,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |