Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12522
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Catarina | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Lia Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-08T09:37:37Z | - |
dc.date.available | 2011-06-08T09:37:37Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12522 | - |
dc.description.abstract | As TIC, incorporadas cada vez mais no quotidiano dos jovens, vêm sendo introduzidas na escola e têm alterado a forma como se acede, constrói, refaz, apresenta e partilha o conhecimento. Numa abordagem construtivista, este estudo de caso procura compreender como o tratamento de conteúdos programáticos, auxiliado pelas potencialidades e recursos da Web 2.0, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, de forma autónoma e responsável, e como o impacto do uso dessas funcionalidades pode resultar em aprendizagens mais críticas e reflexivas. Da análise e interpretação dos dados, sai reforçada a valorização da autonomia desenvolvida pelos alunos, enquanto consumidores e produtores de informação concluindo-se sobre o contributo para a promoção de capacidades de pesquisa, análise, interpretação e avaliação que, juntamente com pensamento crítico, amplificam a responsabilização do aluno pela sua aprendizagem e construção do seu conhecimento. | por |
dc.description.abstract | ICT, increasingly embedded in everyday life of young people, are being introduced in school and have changed the way we access, build, rebuild, present and share knowledge. In a constructivist approach, this case study seeks to understand how the treatment program content, aided by the resources and capabilities of Web 2.0, can contribute to the development of knowledge and skills, independently and responsibly, and how the impact of using these features may result in more critical and reflective learning. By the analysis and interpretation of data, the recovery of the autonomy developed by students as consumers and producers of information is strengthened, concluding on the contribution to the promotion of research skills, analysis, interpretation and evaluation that along with critical thinking, amplify the student accountability for his learning and building of his knowledge. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Web 2.0 | por |
dc.subject | Ferramentas da Web 2.0 | por |
dc.subject | Blogues | por |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo e cooperativo | por |
dc.title | Web 2.0 e aprendizagem da estatística : um estudo de caso no 7.º ano de escolaridade | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 12 e 13 de Maio de 2011 | por |
oaire.citationStartPage | 505 | por |
oaire.citationEndPage | 515 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | VII Conferência Internacional de TIC na Educação - "Challenges 2011" | por |
sdum.conferencePublication | VII Conferência Internacional de TIC na Educação - "Challenges 2011" | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
challenges_catarina_2011.pdf | 182,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |