Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12476

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorGuimarães, Carina-
dc.contributor.authorPacheco, Mónica-
dc.date.accessioned2011-05-31T10:45:09Z-
dc.date.available2011-05-31T10:45:09Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citation"Sobredotação." ISSN 0875-0106. 2:1 (2001) 103-116.por
dc.identifier.issn0875-0106por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12476-
dc.description.abstractA literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos academicamente mais competentes. A amostra tomada é de 558 alunos do Ensino Secundário, divididos em quatro grupos tendo com referência o seu desempenho académico. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a competência académica e a preferência do recurso a estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Os alunos mais competentes academicamente utilizam no seu trabalho escolar, mais do que os seus colegas, 9 das 14 estratégias de auto-regulação. Estes resultados reforçam a importância na realização académica de um trabalho pessoal mais auto-regulado, sugerindo que o treino e a modelação das estratégias de auto-regulação na sala de aula facilitariam uma aprendizagem mais significativa e incrementariam a competência académica dos alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuto-regulação da aprendizagempor
dc.subjectConcepções de aprendizagempor
dc.subjectCompetência académicapor
dc.subjectAlto-rendimentopor
dc.titleComo estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulaçãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage103por
oaire.citationEndPage116por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleSobredotaçãopor
oaire.citationVolume2por
sdum.journalSobredotaçãopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2001_como_estudam_al_elev_ren.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID