Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12424

TítuloExcelência em contextos de realização : na busca da convergência de factores cognitivos, motivacionais e de personalidade
Autor(es)Araújo, Liliana S.
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
Data1-Mar-2011
Resumo(s)O interesse pelos desempenhos criativos e excepcionais desde sempre alimentou a curiosidade científica dos investigadores das mais diversas áreas do conhecimento, tendo sido renovado pelo movimento da Psicologia Positiva e pela ênfase nas potencialidades e forças do indivíduo. Deste modo, vários investigadores se têm dedicado ao estudo da identificação precoce dos excelentes, do desenvolvimento e aquisição da expertise, das características pessoais e do papel dos mediadores contextuais, procurando explicar o processo de desenvolvimento e manifestação da excelência. O estudo da excelência é, assim, caracterizado pela complexidade associada ao próprio conceito, e pela diversidade de abordagens teóricas e metodológicas ao seu estudo. Em contexto nacional, a investigação neste domínio é ainda bastante incipiente. Partindo desta conjuntura, nesta tese desenvolvemos um estudo de caso com adultos com desempenhos de excelência, procurando conhecer e compreender os seus percursos e características psicológicas. Na parte teórica deste trabalho centramo-nos sobre “o estado da arte” na investigação psicológica em torno da excelência, descrevendo os principais contributos teóricos ao seu estudo, e analisando os pontos comuns e divergentes nas diferentes concepções de desempenho excepcional. Particularizamos ainda o estudo da excelência aos contextos de realização, sumariando os principais dados da literatura na caracterização de cientistas e bailarinos excepcionais. Assim, conduzimos um estudo de caso múltiplo, recorrendo à entrevista como principal instrumento de recolha de dados. Os participantes deste estudo são 4 bailarinos e 6 cientistas identificados por um painel de experts pelos seus manifestos desempenhos de excelência nas respectivas áreas. Face aos objectivos compreensivos do estudo e à ausência de instrumentos adaptados a este tipo de grupo, desenvolvemos um guião de entrevista onde exploramos as principais dimensões associadas ao desenvolvimento da excelência, procurando que fosse suficientemente flexível para se adaptar aos diferentes contextos profissionais. As entrevistas foram analisadas a partir de um protocolo de análise de conteúdo qualitativa, assistidos pelo programa computorizado MAXQDA. Os dados recolhidos vão ao encontro dos dados da literatura neste domínio, sendo que os vários modelos teóricos explicativos contribuem para a integração e compreensão das dimensões contextuais e pessoais presentes nos percursos dos excelentes. Salientam-se determinadas características da personalidade, a necessidade de treino intensivo e prática deliberada, a importância de experiências óptimas e pessoas significativas, e a presença de um conjunto de competências e estratégias fundamentais no processo de desenvolvimento e manifestação do desempenho superior. A este nível, emerge uma dimensão emocional, que reúne estratégias de coping e regulação emocional, a intensidade emocional e as emoções experienciadas e associadas ao desempenho; e uma dimensão relacionada com o comprometimento com a tarefa, nomeadamente o envolvimento intensivo, a definição e luta por objectivos, e um conjunto de estratégias e competências associadas à eficácia e sucesso do desempenho. Os dados revelam ainda a variabilidade individual no desenvolvimento de um percurso de excelência e a singularidade associada aos desempenhos. Finalizamos com uma reflexão global em torno dos resultados, assinalando algumas limitações decorrentes do estudo e apontando os principais contributos à investigação na excelência
The study of exceptional scientists, artists or athletes has always incited the curiosity and interest of researchers from different disciplines, renewed by the advent of Positive Psychology and its emphasis on human strengths and potential. Many researchers are focusing on early identification of exceptional individuals, expertise acquisition, personal features and the role of contextual factors, aspiring to explain which factors influence the excellence development process. Therefore, the study of excellence is characterized by the complexity associated to the concept, along with the theoretical and methodological diversity. In the national context, research in this topic is still scarce. Taking this scenario into account, this thesis developed a case study in adults who display excellent performance, seeking to understand their paths and psychological characteristics. In the theoretical part of this work, we focus on the "state of the art” of the psychological research on excellence, the main theoretical contributions to the study of excellence are described and the commonalities and divergences from different conceptions of exceptional performance are pointed out. Subsequently, data from the literature review on the description of exceptional scientists and dancers presented is synthesized. Using a case study approach, four dancers and four scientists were consensually identified by experts in each domain, and nominated for displaying excellent performance. Given the objectives of the comprehensive study and the lack of tools adapted to this type of group, we developed an interview guide as our main instrument to collect data. In this interview guide, key dimensions associated with the development of excellence are addressed in a flexible structure in order to be adapted to different professional contexts. A qualitative content analysis protocol was constructed to support data analysis, assisted by computerized program MAXQDA. Our data confirms the principal factors involved in the acquisition and maintenance of superior performance pointed out by theoretical models and research on superior performance, expertise, and giftedness. Results stressed personality traits, intensive training and deliberate practice, the importance of optimal experiences and significant others, and a set of psychological skills and strategies in the development and demonstration of superior performance. There also emerges an emotional dimension, which comprises coping strategies and emotional regulation, emotional intensity and emotions experienced with respect to the performance, and a task commitment dimension, including the intensive involvement, goal setting, and a set of strategies and skills associated with effective and successful performance. The data also demonstrates the individual variability in the development of a path of excellence and uniqueness associated with the performance. Finally, some reflections on this study are presented, some limitations are pointed out, and the main contributions to research on excellence are discussed
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12424
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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