Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12100
Título: | Transição e adaptação à universidade: apresentação de alguns instrumentos de medida |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula Ferreira, Joaquim Armando G. Tavares, José |
Palavras-chave: | Adaptação académica Instrumentos Ensino Superior |
Data: | 2004 |
Editora: | Psiquilíbrios Edições |
Citação: | MACHADO, C. [et al.], coords. - “Avaliação Psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional …, 10, Braga, 2004. Braga: Psiquilíbrios Edições. 2004. 972-97388-3-1. p. 487-495. |
Resumo(s): | Nos últimos anos os estudos sobre os processos de transição, adaptação, sucesso e desenvolvimento humanos de jovens inseridos em instituições do Ensino Superior portuguesas, têm assumido uma importância crescente entre os investigadores nacionais. Neste contexto, tem-se assistido a um esforço de construção, validação e/ou adaptação de instrumentos de avaliação psicológica que torne possível o desenvolvimento dessa mesma linha de investigação. O presente trabalho procura dar conta de algum do trabalho desenvolvido neste âmbito, apresentando dados relativos à construção, validação e/ou adaptação de vários instrumentos de avaliação psicológica dos estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Especificamente com este trabalho apresentam-se: o Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1999), tanto na versão integral, como reduzida; o Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001), nas suas versões A (Expectativas) e B (comportamentos); o Questionário de Satisfação Académica (QSA; Soares, Vasconcelos & Almeida, 2002); o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE; Tavares, Almeida, Vasconcelos & Bessa, 2003); e as versões adaptadas do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983; Soares, 2003; Soares, Almeida & Ferreira, 2000) e da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987; Soares, 2003; Soares & Almeida, 2002). Os estudos desenvolvidos demonstram a sua validade e fidelidade, sustentando a sua utilização junto dos estudantes portugueses do Ensino Superior. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12100 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Soares, Ferreira & Tavares, 2004.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |