Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12100

TítuloTransição e adaptação à universidade: apresentação de alguns instrumentos de medida
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
Ferreira, Joaquim Armando G.
Tavares, José
Palavras-chaveAdaptação académica
Instrumentos Ensino Superior
Data2004
EditoraPsiquilíbrios Edições
CitaçãoMACHADO, C. [et al.], coords. - “Avaliação Psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional …, 10, Braga, 2004. Braga: Psiquilíbrios Edições. 2004. 972-97388-3-1. p. 487-495.
Resumo(s)Nos últimos anos os estudos sobre os processos de transição, adaptação, sucesso e desenvolvimento humanos de jovens inseridos em instituições do Ensino Superior portuguesas, têm assumido uma importância crescente entre os investigadores nacionais. Neste contexto, tem-se assistido a um esforço de construção, validação e/ou adaptação de instrumentos de avaliação psicológica que torne possível o desenvolvimento dessa mesma linha de investigação. O presente trabalho procura dar conta de algum do trabalho desenvolvido neste âmbito, apresentando dados relativos à construção, validação e/ou adaptação de vários instrumentos de avaliação psicológica dos estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Especificamente com este trabalho apresentam-se: o Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1999), tanto na versão integral, como reduzida; o Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001), nas suas versões A (Expectativas) e B (comportamentos); o Questionário de Satisfação Académica (QSA; Soares, Vasconcelos & Almeida, 2002); o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE; Tavares, Almeida, Vasconcelos & Bessa, 2003); e as versões adaptadas do Iowa Developing Autonomy Inventory (Hood & Jackson, 1983; Soares, 2003; Soares, Almeida & Ferreira, 2000) e da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987; Soares, 2003; Soares & Almeida, 2002). Os estudos desenvolvidos demonstram a sua validade e fidelidade, sustentando a sua utilização junto dos estudantes portugueses do Ensino Superior.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12100
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Soares, Ferreira & Tavares, 2004.pdf4,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID