Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12091
Título: | Classroom environment scale : novo estudo de validação com estudantes universitários |
Autor(es): | Soares, Ana Paula Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ambiente académico Ajustamento à universidade |
Data: | Dez-2005 |
Revista: | Psicologia e Educação |
Citação: | "Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 4:2 (Dez. 2005) 79-98. |
Resumo(s): | O presente trabalho apresenta e discute os resultados de um novo estudo de validação da versão adaptada da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) por Santos (1996) para a população de estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Com efeito, embora esta escala tenha sido alvo de vários estudos no contexto nacional (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996; Soares & Almeida, 2001), as dificuldades encontradas em replicar a sua estrutura dimensional original, bem como de validade e fidelidade, estimularam a realização de um novo estudo de validação com a utilização de técnicas estatísticas mais adequadas à natureza da escala de resposta aos seus itens (dicotómica). O estudo foi conduzido junto de uma amostra de 590 estudantes que, no ano lectivo, 2000/01, ingressaram no 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam uma estrutura dimensional de seis factores e 64 itens que, embora corrobore os resultados obtidos num estudo prévio (cf. Soares & Almeida, 2001), permite a manutenção de um maior número de itens que apresentam resultados de fidelidade mais satisfatórios. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12091 |
ISSN: | 1645-6084 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares & Almeida, 2005.pdf | 7,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |